Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWyse, Angela Terezinha de Souzapt_BR
dc.contributor.authorStamm, Tauane Farias Tellespt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:32:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265854pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância da ciência no mundo atual e a participação do cidadão em uma sociedade cada vez mais informatizada, bem como a falta de interesse de muitos alunos do Ensino Básico pelas disciplinas nesta área, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre a aprendizagem dos conteúdos de genética da disciplina de ciências obtidos na Revista Científica Ciência Hoje. O estudo foi aplicado aos discentes do 9º ano de uma escola pública do município de Parobé, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa organizada em três etapas de investigação. Na primeira etapa (análise qualitativa) foi realizada uma revisão bibliográfica dos TDC na área da Biologia e discussões de diferentes estratégias de leitura que promovessem a aprendizagem significativa, movimento que ocorre quando o cérebro traça relações entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, formando assim um novo conhecimento. Ainda nessa etapa foi realizada uma ampliação da revisão do estado da arte sobre a temática da pesquisa, escolha e definição dos textos a serem dialogados. A segunda etapa consistiu na escolha dessas atividades de leitura dos textos a serem aplicados, levando em consideração os conteúdos que eram abordados na sala de aula pela professora da disciplina de ciências na referida turma da Educação Básica. Na terceira etapa foi realizada uma análise quantitativa a partir da aplicação de testes (pré e pós). Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre o pré-teste e pós-teste, gerando aumento de 34% nos acertos. Todos os questionários foram submetidos ao tratamento estatístico de Teste de Variância onde se verificou que houve diferença significativa entre os testes (ANOVA, p<0,05). Com base nestes resultados pode-se concluir que os TDC auxiliaram na assimilação dos conteúdos de ciências aplicados à referida turma, sugerindo a disseminação desse gênero discursivo na Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the importance of science in today's world and the citizen's participation in an increasingly computerized society, as well as the lack of interest of many Basic Education students in disciplines in this area, the aim of the present study was to evaluate the role of Texts from Scientific Dissemination (CDT) on learning the contents of genetics in the science discipline using information obtained from Revista Científica Ciência Hoje. The study was applied to 9th grade students at a public school in the municipality of Parobé, located in the interior of Rio Grande do Sul. The methodology used in the was quali-quantitative organized in three stages of investigation. In the first stage (qualitative analysis), a bibliographic review of TDC in the area of Biology was carried out and discussions of different reading strategies that promoted meaningful learning, a movement that occurs when the brain traces relationships between prior knowledge and new knowledge, thus forming a new knowledge. Still at this stage, an expansion of the review of the state of the art on the research theme, choice and definition of the texts to be dialogued was carried out. The second stage consisted of choosing these reading activities for the texts to be applied, taking into account the contents that were addressed in the classroom by the science teacher in the mentioned Basic Education classes. In the third stage, a quantitative analysis was performed based on the application of tests (pre and post). The results showed that there was a significant difference between the pre-test and post-test, generating a 34% increase in correct answers. All questionnaires were submitted to the statistical treatment of Test of Variance, where it was verified that there was a significant difference between the tests (ANOVA, p<0.05). Based on these results, it can be concluded that the TDC helped in the assimilation of science content applied to that class, suggesting the dissemination of this discursive genre in Basic Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of geneticsen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectScientific dissemination texten
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.titleTextos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeScience dissemination texts in basic education : a new way of learning Scienceen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001178233pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem