Educação alimentar e nutricional como uma prática na escola : a visão do professor
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Food and nutritional education as a practice at school : the teacher’s view
Educación alimentaria y nutricional como una práctica en la escuela : la opinión del profesor
Assunto
Resumo
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de mestrado, para a qual foi realizado o método de um grupo focal aplicado a professoras de uma instituição privada do município de Porto Alegre. O trabalho teve como objetivo geral investigar o conhe-cimento e a adesão às práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar privado. Para dar sustenta-ção ao estudo, utilizou-se um referencial teórico baseado principalmente na legislação brasileira e em autores da área da edu-cação. O ...
O presente artigo é oriundo de uma pesquisa de mestrado, para a qual foi realizado o método de um grupo focal aplicado a professoras de uma instituição privada do município de Porto Alegre. O trabalho teve como objetivo geral investigar o conhe-cimento e a adesão às práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar privado. Para dar sustenta-ção ao estudo, utilizou-se um referencial teórico baseado principalmente na legislação brasileira e em autores da área da edu-cação. Os resultados do grupo focal foram analisados em três eixos de discussão: eixo 1: a referência do adulto como exem-plo para a formação do sujeito; eixo 2: a importância da formação docente para estabelecer a EAN no ambiente escolar; eixo 3: a importância da EAN no ambiente escolar. A partir da análise realizada, aponta-se a importância da formação ade-quada para os profissionais da educação e do estabelecimento da EAN de maneira organizada no currículo escolar com es-tratégias que incluam tais saberes como parte da cultura escolar, buscando atingir toda a comunidade como um todo. ...
Abstract
This article came to be in a master's degree research, to which was applied a focus group method to a Porto Alegre private schooling institution's teaching body, having as its overall objective to probe both knowledge and accession towards Nutritio-nal and Dietary Education (NDE) in private schooling environments. To support this study, it was used a theoretical reference mainly based on brazilian legislature and educational authors. The focus group results were analyzed in three axes of discus ...
This article came to be in a master's degree research, to which was applied a focus group method to a Porto Alegre private schooling institution's teaching body, having as its overall objective to probe both knowledge and accession towards Nutritio-nal and Dietary Education (NDE) in private schooling environments. To support this study, it was used a theoretical reference mainly based on brazilian legislature and educational authors. The focus group results were analyzed in three axes of discus-sion: axis 1: the adult's reference as a frame to one's formation; axis 2: the importance of the teacher's graduation to establish NDE in a schooling environment; axis 3: the importance of NDE in a schooling environment. From the accomplished analysis, it is displayed the importance of an adequate preparation for education professionals and the enactment of NDE in an orga-nized manner in a school program with strategies that include said attainments as part of a schooling culture aiming to address schooling community as a whole. ...
Resumen
El presente artículo es oriundo de una investigación de maestría, para la cual fue realizado el método de un grupo focal aplicado a las profesoras de una institución privada del municipio de Porto Alegre que tuvo como objetivo general investigar el conocimiento y la adhesión a las prácticas de Educación Alimentaria y Nutricional (EAN) en el ambiente escolar privado. Para dar sustento al estudio, se utilizó un referencial teórico basado principalmente en la legislación brasileña y en autores del ...
El presente artículo es oriundo de una investigación de maestría, para la cual fue realizado el método de un grupo focal aplicado a las profesoras de una institución privada del municipio de Porto Alegre que tuvo como objetivo general investigar el conocimiento y la adhesión a las prácticas de Educación Alimentaria y Nutricional (EAN) en el ambiente escolar privado. Para dar sustento al estudio, se utilizó un referencial teórico basado principalmente en la legislación brasileña y en autores del área de la educación. Los resultados del grupo focal fueron analizados en tres ejes de discusión: eje 1: la referencia del adulto como ejemplo para la formación del sujeto; eje 2: la importancia de la formación docente para establecer la EAN en el ambiente escolar; eje 3: la importancia de la EAN en el ambiente escolar. A partir del análisis realizado, se apunta la importancia de la formación adecuada para los profesionales de educación y del establecimiento de la EAN de manera organizada en el currículo escolar con estrategias que incluyan tales conocimientos como parte de la cultura escolar buscando alcanzar toda la comunidad escolar. ...
Contido em
Research, society and development. Itabira, MG. Vol. 12, n. 3 (2023), e9712340180, 12 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41091)Ciências da Saúde (10991)
Este item está licenciado na Creative Commons License