De menina a mulher : análise das atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz no “De férias com o Ex Brasil Celebs” e na mídia social Instagram
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des) ...
O presente trabalho de conclusão de curso envolve a participação de influenciadores digitais em reality shows como estratégia comunicacional e enquanto alternativa de busca por visibilidade, contexto que associa-se às mídias sociais. O objeto de estudo são as atitudes e estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz, participante da quinta temporada do reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", no programa e na mídia social Instagram. O problema de pesquisa está assim estabelecido: quais os (des)encontros entre as atitudes e as estratégias comunicacionais de Cinthia Cruz durante sua participação no De Férias Com o Ex Brasil Celebs, no programa e na mídia social Instagram?. Objetiva-se, nessa linha, analisar as atitudes e estratégias de comunicação de Cinthia Cruz durante sua participação no “De Férias Com o Ex Brasil Celebs”, no programa e na mídia social Instagram. Para além disso, tem-se dois objetivos específicos: 1) discutir sobre a participação de influenciadores digitais em reality shows, sob a perspectiva da Sociedade do Espetáculo e das transformações decorrentes da internet; e, 2) aproximar os conceitos de branding e personal branding às estratégias de influenciadores digitais no contexto das mídias sociais. As estratégias metodológicas abarcam as técnicas bibliográfica e documental (GIL, 2017). Para a discussão empírica, recorre-se à análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por fim, conclui-se que Cinthia possui divergências e convergências quando aproximam-se as atitudes assumidas no programa às narrativas visibilizadas no Instagram. Os aprendizados revelam, portanto, que há pontos assertivos e outros frágeis sob a ótica de congruência de sentidos ofertados sobre a influenciadora nas duas ambiências. ...
Abstract
This final paper involves the participation of digital influencers in reality shows as a communication strategy and as an alternative in the search for visibility, a context that is associated with social media. The object of study is the attitudes and communication strategies of Cinthia Cruz, a participant in the fifth season of the reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", on the program and on the social media Instagram. The search problem is what are the (mis)matches between Cinthia Cruz' ...
This final paper involves the participation of digital influencers in reality shows as a communication strategy and as an alternative in the search for visibility, a context that is associated with social media. The object of study is the attitudes and communication strategies of Cinthia Cruz, a participant in the fifth season of the reality "De Férias com o Ex Brasil Celebs", on the program and on the social media Instagram. The search problem is what are the (mis)matches between Cinthia Cruz's attitudes and communication strategies during her participation in De Férias Com o Ex Brasil Celebs, in the program and in the social media Instagram? The objective is to analyze Cinthia Cruz`s attitudes and communication strategies during her participation in "De Férias com o Ex Brasil Celebs", in the program and in the social media Instagram. The specific objectives are: 1) to discuss the participation of digital influencers in reality shows, from the perspective of The Society of the Spectacle and transformations resulting from the internet; and, 2) to approximate the concepts of branding and personal branding to the strategies of digital influencers in the context of social media. The methodological strategies encompass bibliographic and documentary techniques (GIL, 2017). For the empirical discussion, content analysis is used (BARDIN, 2016). Finally, it is concluded that Cinthia has divergences and convergences when approaching the attitudes assumed in the program to the narratives made visible on Instagram. The learnings reveal, therefore, that there are assertive and other fragile points from the perspective of congruence of meanings offered on the influencer in both ambiences. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1877)
Este item está licenciado na Creative Commons License