Verdade e pós-verdade : cobertura vacinal no Brasil 2011 - 2021 : do sólido ao líquido
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa tematiza o ensino na saúde frente à evolução da cobertura vacinal entre 2011 e 2021, no Brasil, assim como o uso das novas tecnologias e redes sociais no século XXI, na interseção entre educação, comunicação e saúde. Isto pela razão que a prática das fake news vem sendo um problema permanente e se intensificou na pandemia, trazendo consequências às áreas da saúde pública, saúde coletiva e da ciência. Logo, expõe ao perigo a vida e o futuro de milhares de crianças não imunizadas a ...
Esta pesquisa tematiza o ensino na saúde frente à evolução da cobertura vacinal entre 2011 e 2021, no Brasil, assim como o uso das novas tecnologias e redes sociais no século XXI, na interseção entre educação, comunicação e saúde. Isto pela razão que a prática das fake news vem sendo um problema permanente e se intensificou na pandemia, trazendo consequências às áreas da saúde pública, saúde coletiva e da ciência. Logo, expõe ao perigo a vida e o futuro de milhares de crianças não imunizadas a cada ano, uma vez que não se tem enfrentado as notícias falsas e a desinformação no contexto das campanhas de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), particularmente nas coberturas permanentes para imunização de crianças, (vacinas BCG, meningocócica C, poliomielite e tetraviral). Trata-se de uma revisão teórica e estudo empírico qualitativo, baseado em conceitos (agir comunicativo, verdade, pós-verdade, parresia, infodemia, educação permanente em saúde e saúde coletiva) e, coleta dados secundários no banco de dados públicos, no portal do MS, sobre as campanhas de comunicação e os investimentos na área nesse período. Os resultados apontaram redução na cobertura vacinal, falta de combate ao fenômeno das fake news e carência na oferta de informações corretas e acessíveis ao público referente à importância da vacinação para a população e a necessidade do ensino na saúde como suporte ao PNI. Entre os condicionantes estão a falta de comunicação sistemática, a oscilação e a queda nos investimentos em campanhas, o negacionismo científico, a desinformação. Os cinco produtos de divulgação temática (duas reportagens e três artigos) sugerem a possibilidade e a importância da concisão e clareza do calendário vacinal do MS. ...
Abstract
This research discusses health education in view of the evolution of vaccination coverage between 2011 and 2021 in Brazil, as well as the use of new technologies and social networks in the 21st century, at the intersection between education, communication and health. This is for the reason that the practice of fake news has been a permanent problem and has intensified in the pandemic, bringing consequences to the areas of public health, collective health and science. Therefore, it exposes the l ...
This research discusses health education in view of the evolution of vaccination coverage between 2011 and 2021 in Brazil, as well as the use of new technologies and social networks in the 21st century, at the intersection between education, communication and health. This is for the reason that the practice of fake news has been a permanent problem and has intensified in the pandemic, bringing consequences to the areas of public health, collective health and science. Therefore, it exposes the life and future of thousands of non-immunized children to danger each year, since false news and misinformation have not been faced in the context of vaccination campaigns of the National Immunization Program (PNI) of the Ministry of Health. Health (MS), particularly in permanent coverage for immunization of children (BCG, meningococcal C, polio and tetraviral vaccines). This is a theoretical review and qualitative empirical study, based on concepts (acting communicatively, truth, posttruth, parrhesia, infodemic, permanent education in health and collective health) and collects secondary data in the public database, in the portal MS, on communication campaigns and investments in the area during this period. The results showed a reduction in vaccination coverage, a lack of combating the phenomenon of fake news and a lack of correct and accessible information to the public regarding the importance of vaccination for the population and the need for health education to support the PNI. Among the conditioning factors are the lack of systematic communication, the oscillation and fall in investments in campaigns, scientific denialism, misinformation. The five thematic dissemination products (two reports and three articles) suggest the possibility and importance of conciseness and clarity of the MS vaccination schedule. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (9127)Enseñanza en Salud (135)
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