M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
Visualizar/abrir
Data
2011Tipo
Resumo
Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de ...
Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning. ...
Contido em
Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 24-30
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)
Este item está licenciado na Creative Commons License