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dc.contributor.authorBatista, Silvia Cristina Freitaspt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Jorgept_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T03:29:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1519-132Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265035pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 24-30pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTelefone celularpt_BR
dc.titleM-learning e celulares : em busca de soluções práticaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000867184pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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