M-learning e celulares : em busca de soluções práticas
dc.contributor.author | Batista, Silvia Cristina Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Passerino, Liliana Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T03:29:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-132X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/265035 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo defende-se que é preciso buscar meios que contribuam para a aproximação entre as pesquisas em mobile learning (m-learning) e as práticas educacionais efetivas. Nesse sentido, são analisados recursos pedagógicos para celulares. Focalizam-se soluções que possam funcionar em diversos aparelhos e ser elaboradas por professores, por meio de programas gratuitos. Corroborando a defesa pelo uso destes dispositivos, são analisados dados, levantados em 2011, sobre os celulares dos alunos de duas turmas do Ensino Superior. A seguir, são descritas ferramentas de desenvolvimento de recursos para estes dispositivos e são discutidas formas de usos educacionais dos mesmos. É promovida, ainda, uma análise visando verificar se os recursos focalizados levam em consideração, ou não, características que são diferenciais de m-learning. Para tanto, é utilizada uma taxonomia selecionada na literatura. Foi possível observar que mesmo recursos simples podem ter formas de uso adequadas à proposta de m-learning. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de informática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (maio 2011), p. 24-30 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Telefone celular | pt_BR |
dc.title | M-learning e celulares : em busca de soluções práticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000867184 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39166)Ciências Humanas (6694)