Navegação TCC Química por Autor "Salgado, Tania Denise Miskinis"
Resultados 21-35 de 35
-
Oficina interdisciplinar de radiações dos subprojetos PIBID/QUÍMICA e PIBID/FÍSICA da UFRGS : uma proposta interdisciplinar?
Oliveira, Diego Biegler de (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa analisar se as atividades da Oficina Interdisciplinar de Radiações do Subprojeto PIBID/Química e PIBID/Física da UFRGS favorecem a discussão, de forma integrada, dos conhecimentos ... -
Oficina temática de cosméticos para o ensino de química orgânica : observação da permanência dos alunos em sala de aula em um período instável pós-greves e ocupações
Oliveira, Aline Grance de (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho objetiva apresentar uma abordagem contextualizada dos conteúdos de química orgânica através de oficina temática com o intuito de contribuir para motivar os alunos e incentivá-los a participar ativamente ... -
Uma oficina temática sobre cerveja artesanal para o ensino de química no nível técnico
Rosa, Éder Luís Silva da (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho é feita uma análise do desenvolvimento de uma oficina temática, na qual foram abordados temas relativos à “química da cerveja” para uma turma de curso Técnico em Química. Foi utilizada uma abordagem baseada ... -
Olimpíada de química do Rio Grande do Sul : para onde vão os estudantes de melhor desempenho
Schwarz, Filipe Waldemar (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em analisar o perfil dos egressos do Ensino Médio que receberam destaque nas edições de 2013 a 2017 da Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, sendo encontrados 544 estudantes de 91 instituições ... -
O papel da investigação na compreensão do comportamento das soluções tampão
Matos, Charles Coser de (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consistiu em uma reflexão teórica a respeito da aplicação de atividades práticas de cunho investigativo. O principal objetivo foi evidenciar o papel de tais atividades no aprendizado e na compreensão ... -
Passei na UFRGS, e agora? uma discussão sobre a acessibilidade no Instituto de Química
Silveira, Marcia Victoria (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta os resultados da análise sobre a acessibilidade como ferramenta para inclusão nos cursos de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Quer por questões genéticas ... -
Perfil dos estudantes de química e algumas contribuições da universidade : uma análise de duas realidades latinoamericanas
Santos, Mariana Stegues Marasca dos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em analisar o perfil dos estudantes de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e da Universidad de la República (Uruguai) e evidenciar algumas condições que estas duas universidades ... -
Uma proposição de estudo sobre os modelos atômicos para a educação de jovens e adultos
Silva, Jaqueline de Lima (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo do presente trabalho é o estudo de uma proposta para o conteúdo de modelos atômicos no ensino de Química para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A fim de avaliar a proposta utilizada no Estágio de Docência que ... -
Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
Martins, André Abreu (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma ... -
Representações sociais da tragédia de Mariana: vivências de aprendizagem profissional na licenciatura em química
Medeiros, Melina Teixeira (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória que buscou investigar procedimentos de ensino e de aprendizagem propostos por uma professora-estagiária acerca da tragédia ambiental de Mariana (ocorrida em ... -
Soluções: uma proposta de ensino contextualizada para alunos de EJA
Ávila, Letícia Gomes de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste na investigação da adequação da aplicação de uma abordagem contextualizada do conteúdo de soluções para alunos da Educação de Jovens e Adultos. Foram trabalhados os conceitos buscando relacioná-los ... -
Tecnologias de informação e comunicação (TIcs) : uma revisão sobre seu uso no ensino médio de química no Brasil
Barrera, Eliana Cristina Galland (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste numa análise das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) utilizadas no ensino médio na disciplina de química no Brasil. Com o objetivo de compreender como essas ferramentas vêm sendo utilizadas, ... -
Textos voltados a temas científicos como estratégia para o ensino de funções inorgânicas
Hoff, Silvana (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho analisa a utilização de textos voltados a temas científicos como estratégia de ensino, nas aulas de Química, com alunos de duas turmas de Ensino Médio regular noturno. Foram utilizados instrumentos de coleta ... -
A utilização de aulas temáticas no ensino de química orgânica para alunos da EJA
Santos, Lauren Soares dos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa exploratória sobre as formas de contribuição de aulas ministradas no modelo de Oficinas Temáticas aos alunos da Totalidade 9 da Educação de Jovens e Adultos ... -
A utilização de oficinas temáticas como alternativa para a abordagem de conteúdos do terceiro ano do ensino médio
Falcão, Mariana (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste em uma pesquisa acerca da contribuição da utilização de técnicas diferenciadas de ensino de Química, mais especificamente as oficinas temáticas, como colaboradoras para a construção de uma ...