Proposta para trabalhar eletroquímica por meio de estudo de caso
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em ...
Este trabalho consiste em analisar uma forma alternativa para desenvolver o tema eletroquímica, por meio de Estudo de Casos, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Porto Alegre. A eletroquímica foi abordada por meio da resolução de cinco casos. Cada caso tratava de um assunto diferente envolvendo o tema proposto e os alunos deveriam resolvê-lo por meio de pesquisa bibliográfica, internet e através de seus conhecimentos em Química a respeito do assunto, que havia sido desenvolvido, anteriormente à atividade. Para avaliação dos estudantes, além da própria resolução dos casos, foram também considerados aspectos como: participação, contribuição para a produção do trabalho e interesse. Além disso, foi observada a existência e utilização de habilidades como análise, capacidade de argumentação e tomada de decisões por parte dos alunos, entre outras, e não somente a memorização dos conteúdos, visto que tais características são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula e, da mesma forma, contribuem significativamente para a formação do cidadão e do futuro profissional. Para isso, foram utilizados instrumentos escritos e também impressões registradas, pelo professor, no diário de classe. Com base nesses dados, foi avaliada a contribuição do método para o ensino de eletroquímica. Nesse contexto, pôde-se observar que os estudantes se sentiram estimulados diante dessa proposta de trabalho. Tal característica se mostrou determinante para a resolução dos casos, sobretudo pelo envolvimento dos alunos, que diante dessa nova forma de se trabalhar puderam demonstrar e utilizar algumas habilidades importantes que contribuem para a sua formação como cidadão crítico e como profissional. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
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TCC Química (611)
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