Perfil dos estudantes de química e algumas contribuições da universidade : uma análise de duas realidades latinoamericanas
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho consiste em analisar o perfil dos estudantes de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e da Universidad de la República (Uruguai) e evidenciar algumas condições que estas duas universidades oferecem, a fim de facilitar a vida acadêmica e a inserção de seus respectivos alunos no mercado de trabalho durante o curso. Utilizou-se o questionário misto como instrumento para esta pesquisa e para sua análise foram criadas algumas categorias: categoria que marca a id ...
Este trabalho consiste em analisar o perfil dos estudantes de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e da Universidad de la República (Uruguai) e evidenciar algumas condições que estas duas universidades oferecem, a fim de facilitar a vida acadêmica e a inserção de seus respectivos alunos no mercado de trabalho durante o curso. Utilizou-se o questionário misto como instrumento para esta pesquisa e para sua análise foram criadas algumas categorias: categoria que marca a identidade, como o gênero, idade com que entrou na universidade, razões pelas quais adiou o estudo acadêmico; categoria que marca o perfil econômico dos alunos, como o tempo de deslocamento até a universidade, com quem vivem atualmente, quais os motivos que os levam à graduação; categoria que marca as ações governamentais no âmbito das duas universidades que incentivam o aluno a permanecer na graduação e se inserir no mercado de trabalho; e ainda a categoria da identidade docente, que marca o desejo ou não do jovem de transmitir o conhecimento da área da Química. Com base nestas questões podem-se evidenciar algumas relações que diferenciam e aproximam essas duas culturas acadêmicas e as aprendizagens possíveis ao estabelecer um paralelo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (614)
Este item está licenciado na Creative Commons License