• Contando e recontando histórias : tecendo significados na educação de surdos 

      Gurgel, Lia Gonçalves (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Objetiva-se, com este estudo, analisar os usos e funções que a literatura assume nas práticas pedagógicas para o ensino bilíngue de alunos surdos. Ainda, pretende-se investigar como o ato de contar e recontar histórias ...
    • Leitura literária na sala de aula da EJA : contribuições para a aprendizagem 

      Gonçalves, Miriam Rejane Osorio (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo buscou assinalar algumas das contribuições que a leitura literária na sala de aula pode oferecer para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A temática emergiu de interesse subjetivo ...
    • Letramento literário e formação leitora : desafios na educação especial 

      Somacal, Amanda Caroline (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa teve como motivação reforçar a ideia de que pessoas com deficiência possuem o direito de estar em contato com as artes, mais especificamente com a literatura. A pergunta norteadora, ou seja, o motivo que fez ...
    • A literatura no contexto da educação infantil 

      Zappelo, Luana Dalmás (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho teve como tema a literatura na Educação Infantil a partir da questão motivadora: qual a importância da literatura no desenvolvimento das crianças e que ações podem ser realizadas no contexto escolar, ...
    • A literatura no processo de alfabetização : formação de leitores do mundo e da palavra 

      Kappel, Carolina (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho apresenta inicialmente, um breve histórico da Literatura Infantil, falando sobre como esta surgiu, mostrando que a literatura, desde seu início tem o papel de transportar o leitor para outros mundos, ...
    • A pedagogização da literatura infantil 

      Santos, Gabriela Derlam (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa emerge a partir de inquietações pessoais referente ao uso da literatura infantil enquanto recurso pedagógico. Frente a isso, o objetivo deste estudo é problematizar, com professoras atuantes na Educação ...
    • Perspectivas infantis sobre os contos de fadas : construindo significados 

      Flores, Juliana Duarte (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância e as contribuições dos contos de fadas para a infância. Tal estudo partiu de uma inquietação pessoal sobre os contos de fadas serem um tipo de literatura ...
    • Relações homossexuais e famílias homoparentais na literatura infantil contemporânea 

      Santos, Márcia Gularte dos (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho aborda um tema ainda polêmico e, geralmente, tratado de modo rarefeito na literatura infantil: o das relações homossexuais e homoparentais nos livros para crianças (HESSEL & KAERCHER, 2013). A questão ...