Navegação TCC Pedagogia por Assunto "Brincadeira"
Resultados 1-20 de 41
-
Boneco de pano : análise de uma atividade em educação infantil
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a análise de uma atividade como recurso pedagógico na Educação Infantil. Através da análise do Diário de Lelê, um caderno com a trajetória de criação do personagem da turma ... -
'Brincadeira de faz-de-conta e educação infantil : Refletindo a partir de um projeto de trabalho
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho baseia-se na análise de situações de brincadeiras observadas durante meu estágio de docência. Essas situações foram motivadas por um projeto de trabalho sobre brincadeira de faz-de-conta, realizado em uma ... -
Brincadeira livre na sala de aula da educação infantil : o que pensam formandas em Pedagogia?
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante o período de estágio obrigatório de docência, tensões e resistências para promover a brincadeira livre dentro da sala de aula de Educação Infantil suscitaram ideias para este trabalho. Com a questão: “Quais são as ... -
Brincadeiras e experimentações : o que acontece quando os bebês são desafiados a participar das atividades propostas por uma professora que planeja?
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa foi realizada em torno dos temas brincadeiras e experiências. Têm como objetivo investigar de que forma os desafios do brincar e de realizar experiências vividas seriam instrumentos ou não para o ... -
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno ... -
O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação ... -
Como a mediação do professor de educação infantil pode auxiliar na formação do sujeito durante os momentos de brincar?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos provindos da mediação do educador nos momentos do brincar infantil. A pesquisa tem o embasamento nas teorias de Kishimoto, Moyles, Fortuna e colaboradores, e ... -
Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam ... -
Concepções do brincar : teoria e prática pedagógica
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A chegada da criança de seis anos ao ensino fundamental vem carregada de expectativas. Brincar, para a criança, é uma atividade espontânea, por isso não pode ser concebido como um prêmio, muito menos relegado a segundo ... -
A construção da autoestima nos anos iniciais do ensino fundamental e as potencialidades de um jogo de tabuleiro cooperativo de carnaval
(2024) [Trabalho de conclusão de graduação]Esse trabalho busca responder de que forma se pode contribuir para a construção da autoestima dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Através de pesquisas em aportes teóricos relaciona-se a construção da ... -
Espaços de brincar na educação infantil
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa de conclusão de curso foi realizada em torno da temática do brincar, tendo como questão norteadora do estudo: de que forma os espaços disponibilizados para o brincar na Educação Infantil determinam as ... -
Evidências dos efeitos do brincar nos processos de interação entre as crianças nos espaços da Educação Infantil
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Trata este trabalho sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança e também dos efeitos do brincar nos processos de interação e de aprendizagem, entre as crianças nos espaços de Educação Infantil. Brincar é ... -
“A Função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho aborda “A função do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”, visando adquirir maior conhecimento e esclarecimento sobre o ato de brincar e suas especificidades no processo de aprendizagem, ... -
Gostei dela, mas se eu pudesse eu mudaria : brincadeiras de crianças com "bonecos-corpos-diferentes"
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste Trabalho de Conclusão de Curso apresento minha pesquisa sobre os modos de brincar entre crianças e bonecos-corpos-diferentes. Tal trabalho busca entender como as crianças de cinco anos se posicionam frente aos bonecos ... -
Hora de brincar : onde está a professora?
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre ... -
As implicações do espaço físico para o desenvolvimento dos jogos e brincadeiras
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa procura explicar como a organização do espaço físico na Educação Infantil interfere no desenvolvimento das crianças, nos aspectos emocionais, sociais, cognitivos e físicos. Procura estabelecer ainda uma relação ... -
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de ... -
A importância do brincar e do jogo para o desenvolvimento da criança
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o ... -
A importância do brincar na educação infantil : brincadeiras e materiais para o desenvolvimento dos bebês
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste trabalho vamos falar sobre a importância do brincar na educação infantil, mais especificamente foco nos bêbes. Existem muitas brincadeiras que podem ser realizadas com bêbes numa sala de aula, e para isso acontecer ... -
A importância do lúdico no processo de aprendizagem
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia a distância traz como questionamento principal se o lúdico contribui ou não no processo de construção da aprendizagem. Inicia resgatando um pouco da história do lúdico desde ...