A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma pro ...
A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License