• Arquiteturas pedagógicas : uma experiência de aplicação em sala de aula 

      Guedes, Edilaine Fernanda Velho (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições das arquiteturas pedagógicas utilizadas com apoio da tecnologia virtual e adaptadas ao processo de letramento de alunos de 3° ano, portanto, seu foco ...
    • Autonomia e escola pública 

      Wasum, Leila Maria Linck (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como foco principal o desenvolvimento da autonomia dos alunos na escola pública, buscando produzir uma reflexão teorizada sobre este tema. Para isto, em um primeiro momento, buscaram-se referenciais ...
    • Educação popular na escola pública : possibilidades e limites 

      Moura, Simone de Azevedo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho foi realizado a partir da experiência de estágio curricular obrigatório desenvolvido em 9 semanas com uma turma de 4º ano numa escola da rede municipal de São Leopoldo. Com este trabalho, tenho como ...
    • Família, escola e aprendizagem 

      Silva, Marta Roseli Pereira da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho propõe a reflexão sobre a relação que se estabelece entre família-criança-escola, a relação transferencial implicada neste processo, e como isso acaba por interferir na aprendizagem, acarretando o fracasso ...
    • Identidades docentes e estágio curricular : afetações de um acontecimento 

      Moura, Sandra Regina de (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso investigou afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Ao concluir o estágio, ...
    • Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério 

      Spies, Joseane (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as ...
    • Identidades docentes : narrativas da/na escola e seus significados 

      Medina, Camila Bueno (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir da trajetória profissional e acadêmica construída, se aborda, como tema de pesquisa, as identidades docentes e as narrativas da/na escola bem como seus significados, objetivando mapear representações de professoras ...
    • Laboratório de informática : ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais 

      Souza, Daiany Ferrão Pires de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho objetiva investigar o uso dos Laboratórios de Informática como Ferramenta Educacional na Aprendizagem dos Anos Iniciais, analisando como ele se torna uma ferramenta rica e importante na aprendizagem dos alunos ...
    • Livro das sombras : silêncio e transgressão nos discursos LGBT 

      Vieira, Lucas Carboni (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso trata dos discursos de pessoas LGBT acerca da discriminação e da militância, contando com a colaboração de dezesseis participantes de Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Alvorada. Movido ...
    • Pedagogia de projetos e gêneros textuais nos anos iniciais 

      Borne, Magali Regina (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo principal mostrar a importância que se deve dar à formação de crianças leitoras e produtoras de textos proficientes. Para que o estudo se constitua de maneira a contribuir com a ...
    • "A que direito eu tenho direito?" os direitos da criança e do adolecente segundo jovens em conflito com a lei 

      Silva, Jéssica Freitas da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O tema dessa monografia – jovens em conflito com a lei como sujeitos de direitos – remete à experiência acumulada durante dois anos de trabalho como bolsista de extensão no Programa de Prestação de Serviços à Comunidade ...
    • Trabalho em grupo : instrumento mediador de socialização e aprendizagem 

      Riess, Maria Luiza Ramos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa enfatiza a importância de se desenvolver trabalhos em grupo em sala de aula para a interação social e a construção de aprendizagens significativas com práticas pedagógicas diversificadas. Ele provém de uma ...