Navegação TCC Pedagogia por Autor "Fortuna, Tânia Ramos"
Resultados 1-10 de 10
-
Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
Gomes, Raquel Alves da Silva (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]É desafiador exercer práticas educativas com bebês permeadas de qualidade e marcadas pela intencionalidade pedagógica. Assim, é preciso refletir sobre os bebês e o lugar do berçário na Educação Infantil. A partir disso, ... -
Brincadeira livre na sala de aula da educação infantil : o que pensam formandas em Pedagogia?
Barbosa, Cláudia de Azevedo (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante o período de estágio obrigatório de docência, tensões e resistências para promover a brincadeira livre dentro da sala de aula de Educação Infantil suscitaram ideias para este trabalho. Com a questão: “Quais são as ... -
“Eles só brincam” : concepções dos adultos sobre o brincar de crianças de zero a dois anos
Silva, Natalia Souza da (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem o objetivo de investigar quais as concepções de pais e professoras que atuam no berçário, acerca do brincar dos bebês de zero a dois anos de idade. Para tanto, realizei um estudo de caso coletivo, ... -
Espaços de brincar na educação infantil
Conto, Gabriela Elisa de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa de conclusão de curso foi realizada em torno da temática do brincar, tendo como questão norteadora do estudo: de que forma os espaços disponibilizados para o brincar na Educação Infantil determinam as ... -
“É tudo e é nada!”: a sucata na sala de aula na visão de docentes da educação infantil
Ayala, Mariana Menezes (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho procura responder ao seguinte questionamento: quais as possibilidades e a relevância da utilização de sucata na sala de aula de Educação Infantil, na visão dos docentes? Seu objetivo central é investigar ... -
Gênero, brinquedo e brincar : possíveis relações na perspectiva das crianças
Lima, Camila Goulart (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Esse trabalho tem como objetivo analisar qual a relação entre o brincar e a construção de gênero, tendo em vista como o gênero interfere no estabelecimento e desenvolvimento do brincar e como é possível desconstruir a ... -
(In) disciplina na escola : a construção de um conceito através da experiência escolar
Pereira, Priscila Aparecida de Oliveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso aborda o tema da (in) disciplina na escola. Seu objetivo é compreender a construção do conceito de (in) disciplina através da análise do relato de experiências escolares vivenciadas pelos ... -
Ludicidade : um caminho divertidamente possível para a aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down
Carriconde, Mónica Molero (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso está situado no campo educacional. A questão norteadora da investigação na qual ele se baseia é: Como a ludicidade pode ser um caminho possível para a inclusão escolar, através da ... -
Práticas pedagógicas lúdicas nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades e contribuições para as aprendizagens
Brum, Jéssica (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo compreender como práticas pedagógicas lúdicas apresentam-se nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de que maneira ocorrem, e quais as suas contribuições para as aprendizagens dos alunos. ... -
Quando brincar é o melhor remédio : percepções acerca do brincar de crianças hospitalizadas de zero a três anos de idade
Bischoff, Jéssica Karine (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo identificar os espaços e os manejos destinados a crianças de zero a três anos de idade dentro do ambiente hospitalar. Para isso foi realizado um estudo de caso em uma sala de recreação ...