Navegação TCC Matemática por Assunto "Mathematical education"
Resultados 1-13 de 13
-
Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem ... -
Educação financeira : um olhar para os livros didáticos e as falas dos professores
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Sob a temática das relações entre a prática pedagógica e a pesquisa em Educação Matemática, este trabalho apresenta a correlação presente entre os discursos dos professores da rede pública de ensino e dos livros didáticos ... -
“É muito fácil gastar” : aprendizagens financeiras de jovens aprendizes com seus primeiros salários
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso investiga quais aprendizagens financeiras são produzidas quando jovens de 15 a 17 anos são contratados por empresas, participando do Programa Jovem Aprendiz, e vivenciam a experiência ... -
O ensino remoto de matemática em escolas bilíngues para surdos do Rio Grande do Sul : relatos de professores durante o isolamento social
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente pesquisa teve por objetivo ver como o ensino remoto de matemática ocorreu em escolas bilingues para surdos no estado do Rio Grande do Sul. Para tal, foram entrevistados três professores de matemática de escolas ... -
Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta uma experimentação de uma proposta de atividade para o Ensino Médio que envolve a resolução de enigmas lógicos. Uma justificativa para a escolha do tema é apresentada tomando a escola e o aluno ... -
Matemática escolar : uma questão de gênero?
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]As relações de gênero em nossa sociedade ainda são muito desiguais. As representações (re)produzidas pela mídia, por amigos e familiares, em nossas casas, nas ruas e nas escolas fabricam verdades sobre homens, mulheres e ... -
O modelo pedagógico de Maria Montessori : uma releitura de suas práticas para o ensino de matemática
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia proposta por Maria Montessori no século XIX e sobre as possibilidades de adequação de seus princípios, particularmente com ênfase na aprendizagem de matemática. Foram ... -
Percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática sobre seus estágios de docência no contexto do Ensino Remoto Emergencial
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática da UFRGS sobre suas experiências nos estágios de docência realizados em 2020 no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) ... -
Periferia em protagonismo : experiências docentes em tempos de pandemia
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas e metodologias utilizadas pelos professores de matemática que atuaram no bairro Restinga em contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Especificamente, pretende-se ... -
Pitágoras africano : debates, resistência e possibilidades de ensino
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é investigar como professoras/professories/professores6 de matemática concebem a prática de ensino do Teorema de Pitágoras sob uma perspectiva étnico-racial. Para isso, foram conduzidas entrevistas ... -
Resolução de problemas : um estudo sobre Matemática Financeira no Ensino Médio
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa que buscou analisar a resolução de problemas de Matemática Financeira por alunos do Ensino Médio. Para tanto, tal estudo foi construído a partir de um trabalho de campo, ... -
Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de ... -
Utilizando o recurso de big data gapminder : concepções críticas e digitais no contexto de uma sala de aula de matemática
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso traz a utilização de um recurso de Big Data, chamado Gapminder, com o objetivo de buscar indícios do desenvolvimento da Literacia Digital e do pensamento crítico dos estudantes ...