Sobre a necessidade e a viabilidade de um ensino dinâmico de funções
Fecha
2009Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências ...
Este trabalho pretende apresentar algumas razões que apontam para a necessidade e viabilidade de um ensino de funções que desenvolva o chamado Pensamento Variacional do aluno. Para isso, mostraremos algumas produções de alunos que indicam uma maneira estática de conceber o objeto funcional. Buscaremos os conceitos da Teoria APOS para interpretar tais produções, de modo a identificar a origem das dificuldades dos alunos. Por fim, analisaremos duas dissertações de mestrado que propõem seqüências didáticas com o objetivo de introduzir e desenvolver o conceito de função de maneira mais dinâmica. ...
Abstract
The work presented here intends to expose some reasons to show it is necessary and possible to build a functions' teaching which may develop the students' variational thinking. We are going to analyze some students' productions which indicate a static way of conceving the functional object. The concepts of APOS Theory will be useful in order to interpretate such students' difficulties. Then, we will analyze two works which propose different didactical sequences willing to introduct and develop ...
The work presented here intends to expose some reasons to show it is necessary and possible to build a functions' teaching which may develop the students' variational thinking. We are going to analyze some students' productions which indicate a static way of conceving the functional object. The concepts of APOS Theory will be useful in order to interpretate such students' difficulties. Then, we will analyze two works which propose different didactical sequences willing to introduct and develop the concept of function in a dinamic way. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Matemática (405)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License