Navegação TCC Letras por Autor "Welp, Anamaria Kurtz de Souza"
Resultados 1-20 de 22
-
A adaptação do livro didático em um curso livre de inglês
Umann, Ágatha (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]A partir da minha experiência no primeiro estágio obrigatório do curso de Licenciatura em Letras – Inglês pude perceber a utilidade do Livro Didático (LD) em sala de aula e a necessidade de o professor saber usar esse ... -
"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
Sá, Barbara Lopes de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores ... -
Communicative language teaching : an analysis of a teacher’s beliefs and practice
Marques, Giuliana de Abreu Freitas (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Diante do fenômeno da globalização, a necessidade de comunicar-se em uma língua estrangeira tem aumentado significativamente, e, para atender a essa demanda, diversas técnicas de ensino têm sido utilizadas. O presente ... -
A construção da unidade didática "Music and Social Engagement: Analyzing our Society Beyond Lyrics" com base na proposta de letramento
Moura, Matheus Fernandes Zoch de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de uma unidade didática chamada Music & Social Engagement: analyzing our reality beyond lyrics, colocada em prática com um grupo de alunos de um curso livre e uma análise ... -
A construção de tarefas com vídeos autênticos como complemento ao livro didático
Ribeiro, Karen Cunha (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Sabe-se que é importante que as tarefas feitas em sala de aula e os temas a serem trabalhados façam sentido para o aluno e estejam relacionados ao seu contexto. Dessa forma, os alunos sentem-se mais motivados a participar ... -
Educação linguística decolonial : uma proposta de unidade didática a partir da pedagogia translíngue
Telles, Rafaela (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de unidade didática (UD) construída, a partir da pedagogia translíngue, para o 6° ano do ensino fundamental de uma escola que conta com um grande número de ... -
Elaboração de tarefas com foco em compreensão e produção oral no contexto do programa Idiomas sem Fronteiras
Pereira, Aline Maciel (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Mesmo que em seu trabalho docente, muitas vezes, o professor tenha um livro didático (LD) como apoio, o foco na elaboração de tarefas se justifica por ser uma maneira de aproximar os conteúdos estudados à realidade e ao ... -
Estudos sobre gamificação para o ensino de línguas adicionais : um levantamento bibliográfico
Alves, Leonardo Teixeira Madrid (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica, cuja finalidade foi contribuir para a investigação de Ramos (2021) sobre os usos da Gamificação no campo do ensino-aprendizagem de línguas adicionais (LA) e na formação ... -
Formação e prática docente : uma discussão a partir da narrativa de experiências de alunos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Souza, Évelyn Nagildo (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação e a prática docente de três discentes de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a partir do estabelecimento de interlocução, narrativas ... -
O lúdico no aprendizado de inglês como língua adicional : um projeto interdisciplinar
Menegon, Carolina (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]A partir da minha atuação como professora, pude perceber a eficiência do jogo em sala de aula e a necessidade de desenvolver um trabalho que mostrasse que essa prática pode ser séria e resultar em aprendizagem. Ainda, muito ... -
Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young-learners
Potrich, Rafaela (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser aplicada nas aulas de inglês de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino ... -
O mundo através de notícias humorísticas : uma proposta de projeto para o segundo ano do ensino médio
Rauber, Thomas Bazzo (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de uma proposta de projeto que fomente o uso de língua como prática social, idealizada para a disciplina de Língua Portuguesa. O público-alvo é uma turma de segundo ano ... -
Políticas linguísticas voltadas para a internacionalização do ensino superior : uma descrição do cenário atual da UFRGS
Didio, Álvaro Rutkoski (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]No contexto crescente de globalização e consequente internacionalização do ensino superior (KNIGHT, 2008), as universidades brasileiras têm cada vez mais se esforçado para dar conta das demandas multilinguísticas do século ... -
Projeto crazy stories : a interdisciplinaridade no ensino de inglês como língua adicional.
Gasperi, Fernando Vanzin de (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desse trabalho é elaborar e aplicar uma sequência didática para o ensino de inglês como língua adicional no contexto da educação básica pública. Dado o contexto deste estudo, foi possível planejar um projeto ... -
Projeto Leadership in action : uma oficina para alunos de escolas públicas sob as lentes da translinguagem
Machado, Vanessa da Silva (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho descreve o processo de construção de uma oficina de liderança em inglês e português sob as lentes da pedagogia translíngue, sendo o público-alvo em potencial alunos de escolas públicas em situação de ... -
O que nos contam as histórias que assistimos e jogamos? : Uma proposta de projeto sobre cultura pop, mídias audiovisuais e fanfiction
Ramos, Dêner da Silva (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo propor um projeto para ser aplicado na disciplina de Língua Portuguesa que traga a cultura pop como eixo temático central. Focado para estudantes de sétimo ano de ... -
Rethink your drink : interdisciplinaridade em aula de inglês
Silva, Natalia Ribeiro (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A divisão de disciplinas na escola faz com que o conhecimento seja segmentado, tornando a instituição desinteressante e despreparada para formar cidadãos críticos e responsáveis por seu próprio aprendizado. A prática ... -
Salvando o Reino : a gamificação, a narrativa e o RPG nas aulas de inglês
Jones, Laura Dalmas (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho busca oferecer uma proposta de unidade didática baseada no uso da gamificação no ensino de Línguas Adicionais (LA), por meio da narrativa utilizada no RPG como mecânica principal para a gamificação da ... -
The very hungry Catterpilar : uma proposta de projeto para educação infantil
Bernardino, Daniela da Silveira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma proposta de projeto de trabalho voltado para o ensino de língua inglesa na educação infantil a ser aplicado em uma turma de nível 5 de uma escola ... -
O uso de jogos na aula de inglês para internacionalização
Castro, Natália Zuchetto de (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo analisar a criação e aplicação de uma unidade didática com uma abordagem lúdica para o ensino e aprendizado de inglês como língua adicional no curso de Inglês Geral com Enfoque Comunicativo ...