Salvando o Reino : a gamificação, a narrativa e o RPG nas aulas de inglês
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca oferecer uma proposta de unidade didática baseada no uso da gamificação no ensino de Línguas Adicionais (LA), por meio da narrativa utilizada no RPG como mecânica principal para a gamificação da sala de aula e do livro didático (LD) como apoio. Para tal, buscou-se conhecer um pouco mais sobre a gamificação com base em Alves et al. (2014); Busarello et al. (2014); Kapp (2012); e Ramos (2021). O enfoque da pesquisa era conhecer o que poderia levar um professor de LA a us ...
O presente trabalho busca oferecer uma proposta de unidade didática baseada no uso da gamificação no ensino de Línguas Adicionais (LA), por meio da narrativa utilizada no RPG como mecânica principal para a gamificação da sala de aula e do livro didático (LD) como apoio. Para tal, buscou-se conhecer um pouco mais sobre a gamificação com base em Alves et al. (2014); Busarello et al. (2014); Kapp (2012); e Ramos (2021). O enfoque da pesquisa era conhecer o que poderia levar um professor de LA a usar a gamificação em sua sala de aula e quais benefícios seu uso teria para o aprendizado do aluno. Este trabalho também apresenta aspectos de uma aula gamificada (KAPP, 2012; REINHARDT; 2019; RAMOS, 2021) assim como mecânicas utilizadas na aula gamificada com base nos jogos eletrônicos (BUSARELLO et al., 2014; LEAL, 2017; VIANNA et al., 2013; ZICHERMANN E CUNNINGHAM, 2011). Usando da teoria sociointeracionista de Vygotsky (1991) e o conceito de scaffolding (WOOD, BRUNER E ROSS, 1976) como base teórica para a execução do plano de aula, o trabalho conclui sua revisão bibliográfica explicando alguns conceitos também inseridos no processo de criação da unidade didática, como as aprendizagens ativas (MORAN, 2018; PISCHETOLA E MIRANDA, 2018; RAMOS, 2021) e a adaptação de livro didático (VIAL E WELP, 2015; VILAÇA, 2010). Como resultado, busca apresentar diferentes formas de abordar o LD em um contexto gamificado, adaptando tarefas variadas e buscando a interação entre alunos, com o intuito de promover motivação e crescimento intelectual. ...
Abstract
The present study aims to offer a lesson plan based on the use of gamification in the teaching of Additional Language (AL), through RPG’s narrative as the main tool to create a gamified classroom, with the support of a textbook. For this purpose, research has been made to deepen knowledge about gamification based on Alves et al. (2014); Busarello et al. (2014); Kapp (2012); Ramos (2021). This paper’s main target was to understand what could lead an AL teacher to use gamification in their classr ...
The present study aims to offer a lesson plan based on the use of gamification in the teaching of Additional Language (AL), through RPG’s narrative as the main tool to create a gamified classroom, with the support of a textbook. For this purpose, research has been made to deepen knowledge about gamification based on Alves et al. (2014); Busarello et al. (2014); Kapp (2012); Ramos (2021). This paper’s main target was to understand what could lead an AL teacher to use gamification in their classroom and what benefits its use could have for the learner. This study also shows aspects of a gamified class (KAPP, 2012; REINHARDT; 2019; RAMOS, 2021) as well as tools used in gamified classes based on videogames (BUSARELLO et al., 2014; LEAL, 2017; VIANNA et al., 2013; ZICHERMANN E CUNNINGHAM, 2011). While using Vygotsky’s (1991) social interactionist theory and the notion of scaffolding (WOOD, BRUNER E ROSS, 1976) as its theoretical foundation to design the class plan, this study concludes its literature review explaining some concepts also inserted on the process of creating the teaching unit, such as the notion of Active Learning (MORAN, 2018; PISCHETOLA E MIRANDA, 2018; RAMOS, 2021) and textbook adaptation (VIAL E WELP, 2015; VILAÇA, 2010). As a result, it intends to share a different approach on how to use the textbook in a gamified classroom, adapting tasks and seeking student interaction, as a way to promote motivation and intellectual growth. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1238)
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