Proposta de um portal web alinhado a teorias de aprendizagem para o apoio ao ensino de programadores iniciantes
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um Portal Web como um Objeto de Aprendizagem (OA) para o apoio ao ensino em uma disciplina de Algoritmos e Programação. O estudo, aqui descrito, partiu de um levantamento teórico sobre reconhecidos conceitos na área de educação, os quais serviram de base para a construção do Portal, passando pelo estudo e definição das tecnologias a serem adotadas na implementação desta solução. Por fim, um experimento de avaliação do protótipo do Portal foi ...
Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um Portal Web como um Objeto de Aprendizagem (OA) para o apoio ao ensino em uma disciplina de Algoritmos e Programação. O estudo, aqui descrito, partiu de um levantamento teórico sobre reconhecidos conceitos na área de educação, os quais serviram de base para a construção do Portal, passando pelo estudo e definição das tecnologias a serem adotadas na implementação desta solução. Por fim, um experimento de avaliação do protótipo do Portal foi realizado por alunos e professores de disciplinas que envolvem algoritmos e linguagens de programação. A análise dos resultados permitiram inferir que o projeto atende as expectativas iniciais do público que utilizou o sistema. ...
Abstract
This paper aims to present a proposal for a Web Portal as a Learning Object (LO) to support learning in a discipline of Algorithms and Programming. The study, described here, came from a survey of robust theoretical concepts recognized in the area of education, which served as the basis for building the portal, through the study and definition of the technologies to be adopted in the implementation of this solution. Finally, an experiment for evaluating the prototype Portal was conducted by stu ...
This paper aims to present a proposal for a Web Portal as a Learning Object (LO) to support learning in a discipline of Algorithms and Programming. The study, described here, came from a survey of robust theoretical concepts recognized in the area of education, which served as the basis for building the portal, through the study and definition of the technologies to be adopted in the implementation of this solution. Finally, an experiment for evaluating the prototype Portal was conducted by students and teachers of disciplinesinvolving algorithms and programming languages. The analysis of the result showed that the project meets the initial expectations of the public who used the system. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 13, n. 1 (2015), p. [1]-10.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências Humanas (7384)
Este item está licenciado na Creative Commons License
