Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmaral, Érico Marcelo Hoff dopt_BR
dc.contributor.authorRicha, Cesar Huegelpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Marina Silvapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Lilianept_BR
dc.contributor.authorCamargo, Alex Diaspt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T03:34:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264418pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar a proposta de um Portal Web como um Objeto de Aprendizagem (OA) para o apoio ao ensino em uma disciplina de Algoritmos e Programação. O estudo, aqui descrito, partiu de um levantamento teórico sobre reconhecidos conceitos na área de educação, os quais serviram de base para a construção do Portal, passando pelo estudo e definição das tecnologias a serem adotadas na implementação desta solução. Por fim, um experimento de avaliação do protótipo do Portal foi realizado por alunos e professores de disciplinas que envolvem algoritmos e linguagens de programação. A análise dos resultados permitiram inferir que o projeto atende as expectativas iniciais do público que utilizou o sistema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present a proposal for a Web Portal as a Learning Object (LO) to support learning in a discipline of Algorithms and Programming. The study, described here, came from a survey of robust theoretical concepts recognized in the area of education, which served as the basis for building the portal, through the study and definition of the technologies to be adopted in the implementation of this solution. Finally, an experiment for evaluating the prototype Portal was conducted by students and teachers of disciplinesinvolving algorithms and programming languages. The analysis of the result showed that the project meets the initial expectations of the public who used the system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 13, n. 1 (2015), p. [1]-10.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleProposta de um portal web alinhado a teorias de aprendizagem para o apoio ao ensino de programadores iniciantespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175328pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples