O ínfimo cotidiano da docência em Geografia : considerações sobre a realização profissional
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta tese de Doutorado abordo o cotidiano docente de professores e professoras de Geografia a partir da análise da formação, prática, condições de trabalho e realização profissional. Como metodologia, realizei entrevistas narrativas através do método (auto)biográfico, na qual participaram cinco professores e professoras da rede municipal e estadual do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os eixos que utilizei nas narrativas foram: eixo 1 - História de vida; eixo 2 – Formação e prática docent ...
Nesta tese de Doutorado abordo o cotidiano docente de professores e professoras de Geografia a partir da análise da formação, prática, condições de trabalho e realização profissional. Como metodologia, realizei entrevistas narrativas através do método (auto)biográfico, na qual participaram cinco professores e professoras da rede municipal e estadual do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os eixos que utilizei nas narrativas foram: eixo 1 - História de vida; eixo 2 – Formação e prática docente; eixo 3 – Condições do trabalho docente; eixo 4 – Realização profissional. No intuito de complementar essa discussão, construí um referencial teórico sobre os tópicos que compõem os eixos da pesquisa. Como resultado da pesquisa, depreendo que a prática e a formação de professores de Geografia não podem ser dissociadas de uma análise das condições de trabalho, uma vez que, ao relatarem sobre o seu cotidiano, os professores e professoras expressam que a sua insatisfação ou insucesso profissional lhes parece muito mais correlacionados à ausência de boas condições de trabalho do que propriamente às lacunas em sua formação inicial ou às dificuldades em sua prática. ...
Abstract
This PhD thesis addresses the daily teaching of Geography professors from the analysis of training, practice, working conditions and professional achievement. As a methodology, I conducted narrative interviews through the (auto)biographical method, in which five teachers from the municipal and state networks of Rio Grande do Sul and Santa Catarina participated. The texts that use the narratives foram: text 1 - Life story; group 2 – Training and teaching practice; Box 3 – Conditions of teaching ...
This PhD thesis addresses the daily teaching of Geography professors from the analysis of training, practice, working conditions and professional achievement. As a methodology, I conducted narrative interviews through the (auto)biographical method, in which five teachers from the municipal and state networks of Rio Grande do Sul and Santa Catarina participated. The texts that use the narratives foram: text 1 - Life story; group 2 – Training and teaching practice; Box 3 – Conditions of teaching work; Box 4 – Professional achievement. Not intended to complement this discussion, I built a theoretical reference on the topics that make up the eixos da research. As a result of the research, I deem that the practice and training of Geography teachers cannot be dissociated from an analysis of the working conditions, once, when they report on their daily life, the teachers express their dissatisfaction or professional insuccess They seem much more correlated to the absence of good working conditions than properly to the gaps in their initial training or to the difficulties in their practice. ...
Resumen
En esta Tesis Doctoral abordo la docencia diaria de los profesores de Geografía desde el análisis de la formación, la práctica, las condiciones laborales y la realización profesional. Como metodología, realicé entrevistas narrativas a través del método (auto)biográfico, en las que participaron cinco docentes de la red municipal y estatal de Rio Grande do Sul y Santa Catarina. Los ejes que utilicé en las narrativas fueron: eje 1 - Historia de vida; eje 2 – Formación y práctica docente; eje 3 – C ...
En esta Tesis Doctoral abordo la docencia diaria de los profesores de Geografía desde el análisis de la formación, la práctica, las condiciones laborales y la realización profesional. Como metodología, realicé entrevistas narrativas a través del método (auto)biográfico, en las que participaron cinco docentes de la red municipal y estatal de Rio Grande do Sul y Santa Catarina. Los ejes que utilicé en las narrativas fueron: eje 1 - Historia de vida; eje 2 – Formación y práctica docente; eje 3 – Condiciones de trabajo docente; Eje 4 – Realización profesional. Para complementar esta discusión, construí un marco teórico sobre los temas que conforman los ejes de la investigación. Como resultado de la investigación, infiero que la práctica y formación de los docentes de Geografía no puede disociarse de un análisis de las condiciones laborales, ya que, al relatar su cotidianidad, los docentes expresan que su insatisfacción o fracaso en la formación profesional les parece ser mucho más correlacionado con la ausencia de buenas condiciones de trabajo que con lagunas en su formación inicial o con dificultades en su ejercicio. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
Este item está licenciado na Creative Commons License