A construção do Mercosul no jornalismo online da Folha de São Paulo e do La Nación
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Data
1999Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
A institucionalização do Mercado Comum do Sul completa 10 anos, mas a ideia de integração dos povos da América Latina remonta ao período das guerras pela independência. Nas últimas décadas, a história do Brasil e da Argentina, os principais sócios do bloco, apresenta muitas semelhanças econômicas, políticas, sociais e culturais. Ao facilitar o acesso dos leitores aos fatos que acontecem nesses dois países, o jornalismo online, enquanto mídia, ajuda a construir o Mercosul. A pesquisa investiga e ...
A institucionalização do Mercado Comum do Sul completa 10 anos, mas a ideia de integração dos povos da América Latina remonta ao período das guerras pela independência. Nas últimas décadas, a história do Brasil e da Argentina, os principais sócios do bloco, apresenta muitas semelhanças econômicas, políticas, sociais e culturais. Ao facilitar o acesso dos leitores aos fatos que acontecem nesses dois países, o jornalismo online, enquanto mídia, ajuda a construir o Mercosul. A pesquisa investiga esse processo de construção nas versões online da Folha de São Paulo e do La Nación. Focaliza os conceitos de globalização que estão sendo publicados. Examina como os jornais constroem a idéia de nação. Identifica conceitos de cidadania que subjazem à cobertura jornalística do Mercosul. O trabalho conclui que argentinos e brasileiros enquadram-se em dois modelos de cidadania. E que apesar do discurso neoliberal globalizado, a presença do Estado-nação é ainda muito forte no Mercosul. ...
Abstract
The institutionalization of the Common Market of the South (Mercosul) is 10 years old, but the idea of the integration of the people of Latin America goes back to the period of the independence wars in the sub-continent. In the last few decades the History of Brazil and Argentina, the two main partners within the economic block, presents many similarities in political, social, cultural and economic aspects. By providing to its readers access to the facts happening in both countries, online jour ...
The institutionalization of the Common Market of the South (Mercosul) is 10 years old, but the idea of the integration of the people of Latin America goes back to the period of the independence wars in the sub-continent. In the last few decades the History of Brazil and Argentina, the two main partners within the economic block, presents many similarities in political, social, cultural and economic aspects. By providing to its readers access to the facts happening in both countries, online journalism helps to build Mercosul. This research investigates this building process as presented by the online versions of Folha de São Paulo and La Nación, two national newspapers. It focuses on the concepts of globalization being published, examining how these newspapers construct the idea of a Nation and identifying the concepts of citizenship underlying the journalistic coverage of Mercosul. The research concludes that Brazilians and Argentineans belong to different conceptions of citizenship and that notwithstanding the globalized neoliberal discourse the presence of the Nation State is still very strong in the Mercosul. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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