A pesquisa em defesa da sociologia escolar
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
The research in defense of school sociology
Assunto
Resumo
A pesquisa sobre o ensino das Ciências Sociais na educação básica permite delinear o “campo da Sociologia escolar”, mais do que duvidar da sua constituição como espaço profissional consolidado. Ancorado na teoria de campos, o estudo propõe uma agenda de pesquisa sobre aspectos que caracterizam a Sociologia escolar como campo capaz de garantir fundamentos à identidade docente e às práticas pedagógicas desse espaço profissional. O argumento sustenta que a Sociologia escolar atingiu maturidade e r ...
A pesquisa sobre o ensino das Ciências Sociais na educação básica permite delinear o “campo da Sociologia escolar”, mais do que duvidar da sua constituição como espaço profissional consolidado. Ancorado na teoria de campos, o estudo propõe uma agenda de pesquisa sobre aspectos que caracterizam a Sociologia escolar como campo capaz de garantir fundamentos à identidade docente e às práticas pedagógicas desse espaço profissional. O argumento sustenta que a Sociologia escolar atingiu maturidade e resiliência para superar mudanças educacionais. ...
Abstract
The research about the teaching of Social Sciences in basic education allows delineating the “field of school sociology”, rather than doubting its constitution as a consolidated professional space. Anchored in field theory, the study proposes a research agenda about aspects that characterizing school sociology as an field capable of guaranteeing foundations for the teaching identity and pedagogical practices of this professional space. The argument sustains that school sociology has reached mat ...
The research about the teaching of Social Sciences in basic education allows delineating the “field of school sociology”, rather than doubting its constitution as a consolidated professional space. Anchored in field theory, the study proposes a research agenda about aspects that characterizing school sociology as an field capable of guaranteeing foundations for the teaching identity and pedagogical practices of this professional space. The argument sustains that school sociology has reached maturity to overcome educational changes. ...
Contido em
Contemporânea. São José dos Pinhais, PR. Vol. 3, n. 8 (2023), p. 10117-10142
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


