Navegação TCC Ciências Biológicas por Autor "Kindel, Eunice Aita Isaia"
Resultados 1-20 de 41
-
A abordagem da sexualidade no ensino de ciências
Silva, Luana Nery Palhares da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante meus estágios em Biologia e em Ciências, fiquei surpresa em descobrir, através da vivência na escola e por comentários de outros colegas estagiários, que os professores não abordam temas relacionados à sexualidade ... -
Atividade lúdica no momento da avaliação : contribui ou não para o aprendizado do aluno?
Morrone, Maurilio da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Parece haver um consenso acerca da importância de brincadeiras e jogos no cotidiano da criança, além de que tais atividades são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo e social da mesma. Não obstante, ... -
Atividades práticas podem facilitar o processo de (re) construção dos conceitos de Ciências e Biologia?
Mercado, Luisa Weber (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante a realização dos Estágios Docente em Ciências e Biologia do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura - da UFRGS, o principal enfoque dado durante as aulas foi a realização de atividades práticas. Foi possível ... -
Aulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamental
Pereira, Mery Stéfani Leivas (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Disciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter ... -
Avaliação e monitoramento em projetos de Educação Ambiental : processo em constante revisão e aprimoramento
Ximenes, Simone Sousa Freitas (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Esse trabalho aborda a importância da avaliação e monitoramento de projetos de educação ambiental. Refere-se à análise dos relatórios avaliativos, que fazem parte do plano de monitoramento da Ação Cultural de Criação Saberes ... -
Bioma Pampa : compreensões de estudantes da educação básica e do ensino superior
Roncato, Sabrina (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Frente ao quadro atual ambiental e do sucateamento ambiental por parte das políticas públicas, no qual as perspectivas de bioconservação dos recursos naturais se encontram tensionadas com a concepção de equilíbrio ... -
Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
Porcher, Luiz Carlos Freitas (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. ... -
Como a Biologia pode ser ensinada sem a eterna decoreba?
Gonçalves, Larissa Oliveira (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O campo das Ciências Biológicas possui uma série de vocábulos que, muitas vezes, não são apropriados pelos alunos. Esses precisam literalmente decorar centenas de nomes que, provavelmente, esquecerão ao longo do tempo. ... -
Concepções de professores/as de Ciências e Biologia e de estudantes de um curso técnico em Nutrição à luz do Guia Alimentar para a População Brasileira
Pacheco, Vitória da Silveira (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa possui como tema a Educação Alimentar e Nutricional, tendo como referência o Guia Alimentar para a População Brasileira. A investigação pretendeu compreender as concepções que os/as professores/as e estudantes ... -
Conhecendo e compartilhando ações e práticas escolares em Botânica
Souza, Cássia Luã Pires de (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Existem ainda muitos enfrentamentos para o Ensino de Botânica na Educação Básica e devido à consciência de que estudar as plantas é fundamental, já que elas são essenciais à manutenção da vida, muitos pesquisadores e ... -
A crise climática na escola : como a problemática das mudanças climáticas está sendo trabalhada em livros didáticos do Ensino Médio?
Souza, Lara Brasil de (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]É consenso entre a comunidade científica que o aquecimento global e as mudanças climáticas são resultado da ação antrópica, motivo pelo qual pesquisadores/as debatem sobre a saída do atual período geológico Holoceno para ... -
Debates sobre filmes infantis em sala de aula : uma ferramenta contra a posse de animais silvestres
Pinheiro, Paula Fabiana (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão Antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos ... -
De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
Machado, Rita de Cássia de Melo (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa ... -
Desenvolvimento de livro infantil sobre a fauna ameaçada brasileira
Ramme, Júlia Prestes (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O Brasil é um dos países com maior diversidade biológica do mundo, entretanto, essa biodiversidade está ameaçada. No ano de 2014, 1.173 espécies da fauna brasileira apareciam na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de ... -
Diferentes linguagens e falas : comportamentos verbais de proximidade em salas de aula de ciências
Vieira, Gilberto Cavalheiro (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A linguagem compõe um dos elos fundamentais na relação da estrutura social. É através da forma como se estabelece os vínculos comunicativos que a captação, entendimento e assimilação de novos conceitos podem ser melhor ... -
Dilúvio : visões sobre um arroio
Brandão, Thais Vargas (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho dedica-se a conhecer e discutir os modos como os portoalegrenses narram o arroio Dilúvio, visto que, apesar da intensa circulação em seu entorno, grande parte dos transeuntes parece ignorar a importância desse ... -
Do macro ao micro : ensinando e aprendendo os conceitos biológicos
Vaz, Cristiani Rigotti (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]No processo de ensino e aprendizagem muitos desafios são enfrentados por professores e alunos. Formular relações que sejam claras e relacionadas ao cotidiano do aluno facilita para ambos a passagem por esse processo. Para ... -
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS
Vargas, Guilherme Krahl de (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das ... -
O ensino das temáticas ambientais nas escolas
Sordi, Jaqueline Orgler (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa, propõe-se a examinar a forma como os temas Aquecimento Global e Mudanças Climáticas são trabalhados no ensino médio de algumas escolas de Porto Alegre, relacionando-os ... -
O ensino de ciências e a visão antropocêntrica
Daitx, Vanessa Vitcoski (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O antropocentrismo consiste na visão de mundo que tem o homem como principal referencial, e está presente em praticamente todos os setores da sociedade contemporânea, servindo de justificativa para o consumo inconsciente ...