Um esboço de narrador num ensaio de romance
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho busca responder a um questionamento levantado quando da leitura do livro Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago: o narrador que se apresenta nesta obra é o mesmo narrador das obras escritas posteriormente pelo mesmo autor? Para responder a esta pergunta, foi feito um estudo comparativo entre esta e três outras obras do autor, uma representativa de cada década – Levantado do Chão, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Intermitências da Morte – para avaliar quais caract ...
O presente trabalho busca responder a um questionamento levantado quando da leitura do livro Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago: o narrador que se apresenta nesta obra é o mesmo narrador das obras escritas posteriormente pelo mesmo autor? Para responder a esta pergunta, foi feito um estudo comparativo entre esta e três outras obras do autor, uma representativa de cada década – Levantado do Chão, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Intermitências da Morte – para avaliar quais características se mantiveram ao longo dos anos e quais se perderam ou modificaram. Centrados na questão do narrador e todo (ou quase todo) o conjunto de elementos que o circundam, trouxemos à tona os temas da construção do discurso, da autobiografia, da intertextualidade entre as artes, intentado promover o entrelaçamento destes com um conjunto de teorias sobre o narrador. Tais teorias, visitadas em um capítulo inicial, versam, principalmente, sobre o foco narrativo, o distanciamento do narrador em relação aos fatos e a articulação da sua narrativa. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License