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dc.contributor.advisorAngelini, Paulo Ricardo Kralikpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Raquel Belisário dapt_BR
dc.date.accessioned2010-10-22T04:19:40Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26395pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca responder a um questionamento levantado quando da leitura do livro Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago: o narrador que se apresenta nesta obra é o mesmo narrador das obras escritas posteriormente pelo mesmo autor? Para responder a esta pergunta, foi feito um estudo comparativo entre esta e três outras obras do autor, uma representativa de cada década – Levantado do Chão, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Intermitências da Morte – para avaliar quais características se mantiveram ao longo dos anos e quais se perderam ou modificaram. Centrados na questão do narrador e todo (ou quase todo) o conjunto de elementos que o circundam, trouxemos à tona os temas da construção do discurso, da autobiografia, da intertextualidade entre as artes, intentado promover o entrelaçamento destes com um conjunto de teorias sobre o narrador. Tais teorias, visitadas em um capítulo inicial, versam, principalmente, sobre o foco narrativo, o distanciamento do narrador em relação aos fatos e a articulação da sua narrativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura portuguesapt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectSaramago, José, 1922-2010pt_BR
dc.titleUm esboço de narrador num ensaio de romancept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000758046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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