"Eu tenho minha carreira bem bonita lá fora" : o cancelamento de Karol Conká no Big Brother Brasil 21 por uma perspectiva de fãs
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo desta dissertação é compreender a postura dos fãs de celebridades frente às práticas de cancelamento em reality shows inseridos em ambientes transmidiáticos. Adotando o cancelamento de Karol Conká como objeto de pesquisa, contextualizamos a sua participação no Big Brother Brasil 2021 e os produtos midiáticos lançados posteriormente pela artista. Com isso, debruçamo-nos sobre os estudos de fãs, as suas emoções e a participação de celebridades em realities, discutindo, também, acerca d ...
O objetivo desta dissertação é compreender a postura dos fãs de celebridades frente às práticas de cancelamento em reality shows inseridos em ambientes transmidiáticos. Adotando o cancelamento de Karol Conká como objeto de pesquisa, contextualizamos a sua participação no Big Brother Brasil 2021 e os produtos midiáticos lançados posteriormente pela artista. Com isso, debruçamo-nos sobre os estudos de fãs, as suas emoções e a participação de celebridades em realities, discutindo, também, acerca do conceito de cancelamento e suas diferentes nuances ao considerarmos o recorte racial. A abordagem do estudo é qualitativa e tem a entrevista semiestruturada como a principal técnica de coleta de dados, com posterior sistematização do software Nvivo. Apesar de não aprovarem as atitudes de Karol no programa, os resultados da pesquisa mostram que os fãs não participaram do cancelamento. Identificamos as suas principais emoções (alegria, surpresa, insegurança, triunfo, adoração, tristeza), motivações e ações, antes, durante e depois do cancelamento da artista. Inclusive, as emoções dos fãs, desempenham um papel primordial no processo de recepção no ambiente transmidiático, seja por conta das percepções dos acontecimentos, nas leituras distintas proporcionadas pelas diferentes mídias ou pelo posterior consumo de produtos midiáticos da celebridade cancelada. Os entrevistados também apontaram que as práticas de cancelamento tendem a ganhar um grau maior de complexidade quando tratamos de celebridades negras. ...
Abstract
The objective of this essay is to comprehend the attitude of celebrity fans towards cancellation practices in reality shows inserted in transmedia environments. Embracing Karol Conká’s cancellation as an object of research, we contextualize her participation on Big Brother Brasil 2021 and the media products released by the artist afterwards. With this, we elaborate on studies about fans, their emotions and the participation of celebrities in reality shows, also discussing the concept of cancell ...
The objective of this essay is to comprehend the attitude of celebrity fans towards cancellation practices in reality shows inserted in transmedia environments. Embracing Karol Conká’s cancellation as an object of research, we contextualize her participation on Big Brother Brasil 2021 and the media products released by the artist afterwards. With this, we elaborate on studies about fans, their emotions and the participation of celebrities in reality shows, also discussing the concept of cancellation and its different nuances when considering the racial profile. The study approach is qualitative, having the semi-structured interview as the main data collection technique with subsequent systematization of the Nvivo software. Despite not approving Karol’s attitude in the reality show, the survey results show that the fans haven’t participated in the cancellation. We identified their main emotions (joy, surprise, insecurity, triumph, worship, sadness), motivations and actions before, during and after the cancellation of the artist. In fact, the fans’ emotions play a key role in the reception process in the transmedia environment, whether due to the perceptions of the events, the different readings provided by different media and the subsequent consumption of media products by the canceled celebrity. The respondents also pointed out that the cancellation practices tend to get a higher degree of complexity when dealing with black celebrities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Comunicação e Informação (598)
Este item está licenciado na Creative Commons License