Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Alessandro Curypt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:40:53Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263747pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa traz uma análise das ações que impulsionam a iniciação científica no ensino básico na rede estadual cearense. Compreendemos que estas ações influenciam a rotina escolar na rede de ensino e estimulam engajamentos. A partir das investigações, traçamos como objetivo Analisar, a partir do Ceará científico, a proposição de ensino pela pesquisa, seus alcances e significados na rotina escolar. A dissertação está composta por três capítulos. No primeiro realizamos uma análise dos marcos legais da União no tocante à educação, (Constituição Federal, de 1988, Lei de Diretrizese Bases, 9.394/96 de outubro de 1996 e a Base Nacional Comum Curricular - 2017) e do Estado do Ceará(Constituição do Estado do Ceará, de 1989; O texto a reforma do Ceará(2001); o Plano Estadual de Educação — Lei 16.025/2016; as Diretrizes Curriculares do Ceará 2016 e 2021; e os Editais das Feiras Estaduais de Ciências e Cultura e do Ceará Científico-2007–2021). Toda essa análise busca trazer percepção sobre o Ceará Científico, enquanto projeto educacional voltado para o incentivo, a divulgação da pesquisa e a iniciação científica na educação básica, bem como elaborar uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará(SEDUC-CE) no período de 2000–2021. No segundo capítulo, os professores de Ciência da Natureza participantes do Ceará Científico em sua etapa regional em 2022, na categoria Ciência e Engenharia, responderam a um questionário e a partir das respostas apresentamos análise das percepções desses docentes sobre o Ceará Científico, os desafios e as potencialidades presentes na vivência da pesquisa em suas rotinas escolares. Já no terceiro capítulo, a partir de experiência realizada em uma Escola de Médio de Tempo Integral, como foco na iniciação científica e voltada à participação de eventos científicos (Estadual e Nacional), buscamos investigar as contribuições de uma vivência com abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades no eixo estruturante: investigação Científica. Intencionamos, a partir deste estudo, colaborar com estudos futuros que envolvam a educação científica e seu alcance no contexto escolar.Partindo destes pontos, a pesquisa aponta considerações sobre como o Ceará científico é apresentado nos textos legais da educação cearense e como é entendido e vivenciado pelos professores de Ciência da natureza e alunos nas escolas da vigésima coordenadoria regional de Educação em suas práticas voltadas à participação destes eventos.pt_BR
dc.description.abstractThis research brings an analysis of the actions that drive scientific initiation in basic education in the state network of Ceará. We understand that these actions influence the school routine in the education network and encourage engagement. From the investigations, we set out to analyze, from the scientific Ceará, the proposition of teaching through research, its scope and meanings in the school routine. The dissertation is composed of three chapters. In the first one, we carried out an analysis of the legal frameworks of the Union regarding education, (Federal Constitution, of 1988, Law of Guidelines and Bases, 9.394/96 of October 1996 and the National Common Curricular Base-2017)and of the State of Ceará(Constitution of the State of Ceará, 1989; The text there form of Ceará(2001); the State Education Plan — Law 16.025/2016; the Curriculum Guidelines of Ceará 2016 and 2021; and the Notices of the State Science and Culture Fairs and do Ceará Científico-2007–2021). This entire analysis seeks to bring awareness about Ceará Científico, as an educational project aimed at encouraging, disseminating research and scientific initiation in basic education, as well as elaborating a retrospective of the actions developed by the Secretariat of Education of the State of Ceará(SEDUC-CE) in the period 2000-2021. In the second chapter, the Nature Science teachers participating in Ceará Científico in its regional stage in 2022, in the Science and Engineering category, answered a questionnaire and based on the answers, we present an analysis of their perceptions professors about Ceará Científico, the challenges and potential present in the experience of research in their school routines. In the third chapter, based on an experience carried out at a Full-Time Medium School, with a focus on scientific initiation and aimed at participating in scientific events (State and National), we seek to investigate the contributions of an experience with a STEAM approach in the development of skills in the structuring axis: Scientific investigation. Based on this study, we intend to collaborate with future studies involving science education and its scope in the school context. Based on these points, the research points out considerations about how the scientific Ceará is presented in the legal texts of Ceará education and how it is understood and experienced by Nature Science teachers and students in the schools of the twentieth regional education coordination in their practices aimed at the participation of these events.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectSTEAM approachen
dc.subjectComunicação e divulgação científicapt_BR
dc.subjectTeaching through researchen
dc.subjectCeará Scientificen
dc.titleA proposta do educar através do Ceará Científicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001175070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples