Concorrência e governança na cadeia de valor global da produção e distribuição de conteúdo por vídeo streaming
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Neste trabalho analisaram-se as mudanças na cadeia de valor global da indústria do audiovisual, particularmente no segmento de mídia e entretenimento, na produção de filmes e séries, ocorridas entre os anos 2000 e 2020. Foram analisadas as dinâmicas competitivas dos principais atores com foco no aspecto da governança na cadeia de valor global. A análise qualitativa se utilizou principalmente dos referenciais teóricos desenvolvidos e consolidados por Gereffi et. al. (2005), Ponte e Sturgeon (201 ...
Neste trabalho analisaram-se as mudanças na cadeia de valor global da indústria do audiovisual, particularmente no segmento de mídia e entretenimento, na produção de filmes e séries, ocorridas entre os anos 2000 e 2020. Foram analisadas as dinâmicas competitivas dos principais atores com foco no aspecto da governança na cadeia de valor global. A análise qualitativa se utilizou principalmente dos referenciais teóricos desenvolvidos e consolidados por Gereffi et. al. (2005), Ponte e Sturgeon (2014) e Lee e Gereffi (2020) e recolheu artigos científicos, informações estatísticas de mercado e material jornalístico sobre os movimentos da concorrência ocorridos nas duas décadas estudadas. O estudo mapeou os tipos de empresas, canais de distribuição e as posições que diversas companhias ocupavam na cadeia de valor no início dos anos 2000 e comparou com a configuração da cadeia no ano de 2020. O estudo identificou quatro principais movimentos ocorridos nesse período: a) entrada das empresas fortemente baseadas em competências de tecnologia, b) a reação das empresas que ocupavam posições de liderança no modelo anterior de distribuição de conteúdo pelo cinema, TV e por discos físicos no mercado de home video, c) a corrida pela expansão e valorização dos catálogos, e d) a disputa pelos espaços nos sistemas operacionais e dispositivos de tela conectados à internet. A inovação na indústria de tecnologia e equipamentos, desestabilizou o elo de distribuição da cadeia de valor, nos anos 2000, e viabilizou um grande movimento de pirataria digital. Em seguida, o elo de distribuição, antes governado por empresas do conglomerado de entretenimento norte americano, foi ocupado por empresas oriundas das cadeias de valor de tecnologia. A seguir, houve integração para trás e para a frente nas cadeias de valor, tanto das antigas empresas líderes quanto das empresas entrantes, na busca por coordenar, simultaneamente os elos de produção e distribuição de conteúdo pelo vídeo streaming. Por fim, observou-se que, desde os anos 2000, está em curso uma ininterrupta corrida das plataformas de streaming pela presença nos menus dos aparelhos eletrônicos e das telas conectadas à internet. Concluiu-se que a estrutura de governança geral da cadeia de valor da indústria, no período recente, mantém padrões similares aos do início dos anos 2000, mas foi significativamente reconfigurada do ponto de vista da governança cross-setorial, com efeitos diretos no mercado de home video, e secundários significativos sobre todos os demais canais de distribuição, especialmente o das TVs por assinatura. ...
Abstract
This paper analyzed the changes in the global value chain of the audiovisual industry, particularly in the media and entertainment segment, in the production of films and series, which occurred between the years 2000 and 2020. The competitive dynamics of the main players were analyzed with a focus on the governance aspect of the global value chain. The qualitative analysis used mainly the theoretical frameworks developed and consolidated by Gereffi et. al. (2005), Ponte and Sturgeon (2014) and ...
This paper analyzed the changes in the global value chain of the audiovisual industry, particularly in the media and entertainment segment, in the production of films and series, which occurred between the years 2000 and 2020. The competitive dynamics of the main players were analyzed with a focus on the governance aspect of the global value chain. The qualitative analysis used mainly the theoretical frameworks developed and consolidated by Gereffi et. al. (2005), Ponte and Sturgeon (2014) and Lee and Gereffi (2020) and collected scientific articles, market statistical information and journalistic material on the movements of competition that occurred in the two decades studied. The study mapped the types of companies, distribution channels and the positions that various companies occupied in the value chain in the early 2000s and compared them with the configuration of the global value chain in the year 2020. The study identified four main movements that occurred in this period: a) the entry of companies strongly based on technology skills, b) the reaction of companies that occupied leadership positions in the previous model of content distribution by cinema, TV and physical discs in the home video market, c) the race for the expansion and valorization of catalogs, and d) the dispute for spaces in operating systems and screen devices connected to the internet. Innovation in the technology and equipment industry destabilized the distribution link of the value chain in the 2000s and enabled a great movement of digital piracy. Then, the distribution link, previously governed by companies from the North American entertainment conglomerate, was occupied by companies from technology value chains. Then, there was vertical integration in the value chains, led by the former leading companies and the incoming companies, in the search to simultaneously coordinate the links of production and distribution of content through video streaming. Finally, it was observed that, since the 2000s, there has been an uninterrupted race of streaming platforms for the presence in the menus of electronic devices and screens connected to the internet. It was concluded that the overall governance structure of the industry's value chain in the recent period maintains standards similar to those of the early 2000s but has been significantly reconfigured from the point of view of cross-sectoral governance, with direct effects on the home video market, and significant secondary effects on all other distribution channels, especially PayTv. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)Economia (1102)
Este item está licenciado na Creative Commons License