Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Suelen Assunçãopt_BR
dc.contributor.authorDalmoro, Isabel Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:40:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263743pt_BR
dc.description.abstractEssa Tese tem como problema de pesquisa analisar práticas discursivas que lidam com humor grotesco e com a imaginação em região de cientificidade que possam mostrar possibilidades para especulação de uma neociência. Para tanto, ela se vincula à perspectiva filosófica foucaultiana e suas considerações sobre o poder ubuesco, considerado como uma das engrenagens que fazem parte dos mecanismos do poder. O poder ubuesco é tratado indiretamente por Michel Foucault nas duas primeiras aulas que integram a obra Os Anormais (1974-1975). De acordo com o autor, tal poder integra um discurso que abarca ao mesmo tempo três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Riso oriundo do humor grotesco, sarcástico. O poder ubuesco é capaz de movimentar discursos com valor de cientificidade, produzindo efeitos de verdade. Ademais, promove a maximização dos efeitos do poder a partir da desqualificação de quem os produz. O adjetivo ubuesco, utilizado por Foucault, deriva da peça Ubu-Rei (1896) de autoria do poeta e romancista Alfred Jarry. Por essa via, a presente escrita promove outra articulação entre os escritos dos dois autores. O conceito escolhido para essa nova aproximação é o da ‘Patafísica, a ciência de soluções imaginárias inventada por Pai Ubu, protagonista da peça mencionada. O estudo tem como estratégia de pesquisa a arquivização, abeirando-se a uma pesquisa de cunho arque-biblio-mental. Arquivização é um termo inventado sob inspiração de arquivo foucaultiano e da imaginação recriadora, segundo a proposta de Groppa Aquino. Imaginação que logra força de escrita e aposta conceitual da Tese. Desse modo, o material para estudo dessa escrita consiste num arquivo que compreende tanto os estudos de e sobre Foucault como materiais pertencentes à obra jarryniana e suas ramificações. Além disso, as tais práticas discursivas emergem como corpus de apreciação para especular sobre uma neociência num cenário que ainda se encontra em situação de Pandemia – o ambiente de pesquisa para análise envolve, portanto, discursos circulantes no Brasil durante o período pandêmico, em torno da vida. Assim, utilizo um campo heterogêneo para a investigação. Do exercício realizado sobre o arquivo alguns aspectos podem ser apresentados: i) a arquivização se mostra como vetor potente de um elo patafísico para tratar de uma investigação acerca da possibilidade de uma neociência que tem como base de construção a ciência de soluções imaginárias, ii) as descrições mencionadas ao longo das aulas que compõem a obra Os Anormais (1974-1975) são compatíveis a uma imaginação que lida com o ubuesco, possibilitando pensar numa imaginação ubuesca, uma imaginação que se multiplica num vocabulário irônico que perambula nos limiares da cientificidade, e iii) a ‘Patafísica, enquanto uma ciência que se volta para o interior do discurso científico buscando suas exceções e anomalias, se mostra como ferramenta analítica potente para examinar soluções imaginárias ubuescas nas práticas discursivas em região de cientificidade, possibilitando a especulação de uma neociência.pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation has as a research problem to analyse discursive practices that deal with grotesque humour and with imagination in science regions that may show possibilities for speculations of a neoscience. To do so, the Dissertation is attached to the Foucauldian philosophic perspective and its considerations on the ubuesque power, considered as one of the gears that take part of the mechanisms of power. The ubuesque power is briefly stated by Michel Foucault (1926-1984) in the first two classes of his work Abnormal (1974-1975). According to the author, such power integrates a discourse which covers at the same time three properties: the power of life and death, the power of truth, and the power of making one laugh. A laughter that comes from the grotesque and sarcastic humour. The ubuesque power is able to move discurses with scientific value, producing effects of truth. Furthermore, it promotes the maximization of the effects of power by disqualifying the ones who produce them. The adjective “ubuesque”, used by Foucault, derivates from the play King Ubu (1896) written by the poet and novelist Alfred Jarry (1873-1907). In this way, the present writing promotes another articulation between the two authors. The concept chosen for this new approach is the ‘Pataphysics, the science of imaginary solutions invented by Pa Ubu, the main character of the play mentioned above. The study has as research strategy the archivization, bordering an “arche-biblio-mental” research. Archivization is an invented word inspired by Foucauldian archive and by recreating imagination, according to Groppa Aquino’s proposition. An imagination that achieves writing strength and that is the conceptual bet of the Dissertation. Thus, the study material of this research consists of an archive that comprises both studies of and about Foucault, and materials that belong to Jarry’s works and their ramifications. Furthemore, the discurse practices emerge as an appreciation corpus to speculate on a neoscience in a scenario that is still under the pandemic influence – the research environment under analysis involves, therefore, circulating discourses in Brazil during the pandemic, around life. Thus, I use an heterogenous field of investigation. From the exercise made about this archive, some aspects may be presented: i) archivization is shown as a potent vector of a pataphysic link to deal of an investigation about the possibility of a neoscience based on a science of imaginary solutions; ii) the mentioned descriptions throughout the classes from Abnormal (1974-1975) are compatible to a imagination that deals with the ubuesque, allowing to think of a ubuesque imagination, an imagination that multiplies in an ironic vocabulary that wanders on the thresholds of scientificity; and iii) ‘Pataphysics, as a science that looks at the inside of the scientific discourse looking for its exceptions and anomalies, shows itself as a potent analytical tool to analyse ubuesque imaginary solutions in discursive practices in scientific regions, allowing the speculation of a neoscience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectUbuesque poweren
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectArchiveen
dc.titleEspeculações foucaultianas sobre a imaginação ubuesca e a ‘patafísicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001175168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples