Design evolutivo de jogos de mesa : um estudo de caso no jogo risk
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Evolutionary tabletop game design: a case study in the Risk Game
Resumo
Criar e avaliar jogos manualmente é uma tarefa árdua e trabalhosa. Para automatizar este processo, existem soluções que abrangem jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e Go. Porém, essas soluções não englobam jogos de mesa, que possuem dados, cartas e mapas. Este trabalho propõe uma abordagem de design evolutivo de jogos de mesa, avaliando o processo com a geração de variantes do jogo Risk. Os resultados mostram novas versões, com mapas menores, resultando em partidas mais curtas. Além disso, a ...
Criar e avaliar jogos manualmente é uma tarefa árdua e trabalhosa. Para automatizar este processo, existem soluções que abrangem jogos de tabuleiro, como xadrez, damas e Go. Porém, essas soluções não englobam jogos de mesa, que possuem dados, cartas e mapas. Este trabalho propõe uma abordagem de design evolutivo de jogos de mesa, avaliando o processo com a geração de variantes do jogo Risk. Os resultados mostram novas versões, com mapas menores, resultando em partidas mais curtas. Além disso, as variantes produzem partidas mais equilibradas. Assim, o pipeline de design evolutivo proposto é capaz de criar e evoluir um jogo de mesa com diferentes equipamentos, além de gerar melhores versões do jogo Risk. ...
Abstract
Creating and evaluating games manually is an arduous and laborious task. To automate this process, there are solutions that cover board games such as chess, checkers and Go. However, these solutions do not include table games, which have dice, cards and maps. This work proposes an evolutionary design approach for tabletop games, evaluating the process by generating variants of the game Risk. The results show new versions, with smaller maps, resulting in shorter matches. Also, the variants produ ...
Creating and evaluating games manually is an arduous and laborious task. To automate this process, there are solutions that cover board games such as chess, checkers and Go. However, these solutions do not include table games, which have dice, cards and maps. This work proposes an evolutionary design approach for tabletop games, evaluating the process by generating variants of the game Risk. The results show new versions, with smaller maps, resulting in shorter matches. Also, the variants produce more balanced matches, but don’t leave out the usual drama. Thus, the proposed evolutionary design pipeline is capable of creating and evolving a tabletop game with different equipment, in addition to generating better versions of the Risk game. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Coleções
-
Ciências Exatas e da Terra (5129)Computação (1764)
Este item está licenciado na Creative Commons License