Framework de apoio ao processo de projeto de e-books infantis
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Framework to support children's e-books design process
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenv ...
O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um framework conceitual para a sistematização do processo de projeto de e-books infantis voltados a crianças em fase de alfabetização. A estruturação desse processo inclui a aplicação de diretrizes de projeto para e-books infantis, também desenvolvidas pela autora. Para atingir os objetivos a que se propõe, realizou-se, inicialmente, uma fundamentação teórica abordando três temas principais: alfabetização infantil em meio digital, desenvolvimento de e-books (tecnologias e ferramentas) e metodologias de projeto. A partir dessa conscientização inicial sobre o problema de pesquisa, estruturou-se a pesquisa com base no método Design Science Research, metodologia científica que orienta o desenvolvimento de artefatos como um processo para a produção de conhecimento. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, que permitiu identificar artefatos similares ao proposto neste estudo. A análise desses artefatos contribuiu diretamente para a definição dos requisitos para o framework, cujo projeto e desenvolvimento foi realizado com base na metodologia de Garret. O resultado final desta pesquisa gerou um framework conceitual que estrutura o processo de projeto de e-books infantis, guiando os designers desde a configuração inicial do arquivo do e-book até sua publicação, conectando cada fase de desenvolvimento do projeto a diretrizes que buscam garantir que o designer opte pela melhor solução em termos de uso das possibilidades do meio digital e de atendimento às necessidades do público-alvo. Também foi desenvolvido um framework conceitual interativo, derivado do primeiro, contendo menus navegáveis e conteúdos adicionais, que incluem exemplos práticos de soluções gráficas (como composições tipográficas e exemplos de tipos de diagramação) e de aplicação dos recursos tecnológicos. ...
Abstract
The present study aimed to develop a conceptual framework for the systematization of the design process of children's e-books for children in the literacy phase. The structuring of this process includes the application of design guidelines for children's e-books, also developed by the author. In order to achieve the proposed objectives, initially, a theoretical foundation was carried out addressing three main themes: children's literacy in digital media, development of e-books (technologies and ...
The present study aimed to develop a conceptual framework for the systematization of the design process of children's e-books for children in the literacy phase. The structuring of this process includes the application of design guidelines for children's e-books, also developed by the author. In order to achieve the proposed objectives, initially, a theoretical foundation was carried out addressing three main themes: children's literacy in digital media, development of e-books (technologies and tools) and project methodologies. From this initial awareness of the research problem, the research was structured based on the Design Science Research method, a scientific methodology that guides the development of artifacts as a process for the production of knowledge. Thus, a systematic literature review was carried out, which allowed the identification of artifacts similar to those proposed in this study. The analysis of these artifacts contributed directly to the definition of the requirements for the framework, whose design and development was carried out based on Garrett's methodology. The final result of this research generated a conceptual framework that structures the children's e-books design process, guiding designers from the initial configuration of the e-book file to its publication, connecting each phase of project development to guidelines that seek to ensure that the designer chooses the best solution in terms of using the possibilities of the digital environment and meeting the needs of the target audience. An interactive conceptual framework was also developed, derived from the first, containing navigable menus and additional content, which include practical examples of graphic solutions (such as typographic compositions and examples of types of diagramming) and application of technological resources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6097)Design (391)
Este item está licenciado na Creative Commons License