Ciclismo/andar de bicicleta na cidade de Porto Alegre : performances e políticas públicas em tempos de pandemia
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pandemia Covid-19 que atingiu o Brasil em meados do mês de março de 2020, afetou drasticamente o campo do esporte e lazer no Brasil e no mundo. No primeiro momento da pandemia Covid-19, a natureza essencial (ou não), das atividades físicas, esporte e lazer foi questionada, mas seus benefícios à promoção de saúde foram destacados. A Constituição Federal Brasileira de 1988 prevê o esporte e o lazer como direitos a serem garantidos pelo Estado brasileiro a todos cidadãos por meio de políticas pú ...
A pandemia Covid-19 que atingiu o Brasil em meados do mês de março de 2020, afetou drasticamente o campo do esporte e lazer no Brasil e no mundo. No primeiro momento da pandemia Covid-19, a natureza essencial (ou não), das atividades físicas, esporte e lazer foi questionada, mas seus benefícios à promoção de saúde foram destacados. A Constituição Federal Brasileira de 1988 prevê o esporte e o lazer como direitos a serem garantidos pelo Estado brasileiro a todos cidadãos por meio de políticas públicas. A Organização das Nações Unidas (ONU) também reconhece as práticas de atividades físicas e esportivas (AFEs) enquanto uma opção das pessoas para o enriquecimento de suas vidas. No entanto, a maioria da população brasileira não está envolvida com essas práticas. Dentre as inúmeras contradições e novas práticas ocorridas durante pandemia Covid-19, o ciclismo/andar de bicicleta ressurgiu na cidade de Porto Alegre/RS e em todo o mundo. Assim, este estudo teve por objetivo principal compreender como o ciclismo/ andar de bicicleta e suas políticas públicas são performados na cidade de Porto Alegre/RS, em tempos de pandemia. Sob a lente das ontologias múltiplas de Annemarie Mol, as AFEs, por meio do ciclismo/andar de bicicleta, foram compreendidas como algo a ser constituído, negociado, nas suas diferentes "performances". A praxiografia foi adotada como modo de pesquisar o fenômeno em questão, com a utilização da observação participante, entrevistas e análise documental. A partir de um retorno a realidade cotidiana na cidade, múltiplas realidades do ciclismo/andar de bicicleta foram identificadas: o ciclismo/andar de bicicleta pandêmico; o (inter) geracional; o utilitário e como mobilidade ativa; como esporte amador, de rendimento e lazer; e o de risco. O "andar de bicicleta" enquanto atividade física está presente em todas essas múltiplas realidades coexistentes. Conhecer as múltiplas realidades possibilitou compreender as dimensões políticas e as condições de possibilidade para as práticas. As opções, escolhas e tomadas de decisão nos diferentes sítios de interesse identificados (praticantes, Prefeitura de Municipal de Porto Alegre, Cicloativistas, Universidades e o Mercado) evidenciam a existência de conflitos; de iniquidades no acesso e na distribuição dos espaços públicos para mobilidade ativa; e dos múltiplos efeitos benéficos proporcionados pelas práticas. Identificou-se que a realidade do ciclismo/andar de bicicleta esportivo não está contemplada no atual Plano Diretor Cicloviário (PDCI). Contemplar essa realidade nas Políticas Públicas torna-se importante para a performance de uma prática mais segura. Por todas essas questões, percebe-se que o ciclismo/andar de bicicleta é um objeto complexo. Ampliar a participação de outros sítios de interesse públicos faz-se necessária para performar uma política intersetorial que possa garantir os múltiplos direitos relacionados às múltiplas práticas. A geração de opções, soluções e prioridades pelo Poder Público Municipal deve partir da demanda, ou seja, de melhor conhecer os usuários e suas realidades. Histórias de performance podem contribuir para o diagnóstico e compreensão das realidades a fim de contemplá-las nas Políticas Públicas. Por fim, compreende-se que o conhecimento das múltiplas realidades vai ao encontro de estilos de políticas democráticas que buscam atender e concretizar as demandas e direitos sociais. ...
Abstract
The Covid-19 pandemic that hit Brazil in mid-March 2020, drastically affected the sport and leisure field in Brazil and worldwide. In the first moment of the Covid-19 pandemic, the essential nature (or not) of physical activities, sport and leisure was questioned, but their health benefits were remembered. The Brazilian Federal Constitution of 1988 consider sport and leisure as rights to be guaranteed by the Brazilian State to all citizens through public policies. The United Nations (UN) also r ...
The Covid-19 pandemic that hit Brazil in mid-March 2020, drastically affected the sport and leisure field in Brazil and worldwide. In the first moment of the Covid-19 pandemic, the essential nature (or not) of physical activities, sport and leisure was questioned, but their health benefits were remembered. The Brazilian Federal Constitution of 1988 consider sport and leisure as rights to be guaranteed by the Brazilian State to all citizens through public policies. The United Nations (UN) also recognizes the practice of physical activities and sports as an option for people to improve their lives. However, most of the Brazilian population is not engaged in physical activities and sports (PNUD, 2017). Among the numerous contradictions and new practices occurred during the Covid-19 pandemic, cycling/riding bicycle has resurfaced in the city of Porto Alegre/RS and around the world. The main objective of this study was to understand how cycling/riding bicycle and its public policies were performed in the city of Porto Alegre/RS, during the pandemic. Under the lens of Annemarie Mol's multiple ontologies, the physical activities and sports, through cycling/riding bicycle, were understood as something to be composed, negotiated, in their different "performances". Praxiography was adopted as a way of research, using participant observation, interviews, and document analysis. With the return of the everyday life in the city, the multiple realities of cycling/riding bicycle identified were: the pandemic cycling/riding bicycle; the (inter)generational; the utilitarian and active mobility; as amateur, performance and leisure sport; and the risk. "Cycling" as a physical activity is present in all these multiple coexisting realities. Knowing the multiple realities made it possible to understand the political dimensions and the possibilities for the practices. The options, choices and decision-making in the different interests identified (practitioners, City Hall of Porto Alegre, Cicloactivists, Universities and the Market) show the existence of conflicts; inequities in the access and distribution of public spaces for active mobility; and the multiple beneficial effects provided by the practices. It was identified that the reality of cycling/riding bicycle as a sport is not contemplated in the current Cycling Master Plan. Contemplating this reality in Public Policies becomes important for the performance of a safer practice. For all these issues, it is clear that cycling/riding bicycle is a complex object. Expanding the participation of other perspectives of public interest is necessary to carry out an intersectoral policy that can guarantee multiple rights related to multiple practices. The generation of options, solutions and priorities by the Municipal Government must start from the demand, that is, to better understand the users and their realities. Recognizing multiple perspectives can contribute to the diagnosis and understanding of realities to contemplate them in Public Policies. Finally, it is understood that knowledge of multiple realities is in line with styles of democratic policies that seek to meet and implement social demands and rights. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6071)Administração (1952)
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