Uma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolares
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
An analysis of the foucauldian discourse on school punishments
Un análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares
Assunto
Resumo
Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunc ...
Nesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder. ...
Abstract
In this article, we seek to highlight elements of Foucauldian discourse analysis, considering school punishments as an object of investigation based on the discourses of the Nova Escola Magazine. What discontinuities do the utterances emerging in the Magazines point to the punishments at school? We justify the choice of this magazine from the procedures elucidated by Foucault in his work The order of discourse (1996), namely: those of exclusion, internal and rarefaction. According to the punish ...
In this article, we seek to highlight elements of Foucauldian discourse analysis, considering school punishments as an object of investigation based on the discourses of the Nova Escola Magazine. What discontinuities do the utterances emerging in the Magazines point to the punishments at school? We justify the choice of this magazine from the procedures elucidated by Foucault in his work The order of discourse (1996), namely: those of exclusion, internal and rarefaction. According to the punishments highlighted in the analysis, we infer that the punishments imposed on students are no longer characterized as physical, but as punishments to the “spirit”. Corporal punishments such as the use of the ferule were being replaced by more subtle correction strategies, micro-penalties that act not only on the body. Thus, the discussion initiated by means of physical punishment and continued by punishments of the soul evidences the Foucauldian understanding of power relations. ...
Resumen
En este artículo buscamos evidenciar elementos del análisis del discurso foucaultiano, considerando como objeto de investigación los castigos escolares a partir de los discursos de la Revista Nova Escola. ¿Qué discontinuidades nos señalan los enunciados emergentes en las Revistas acerca de las sanciones en la escuela? Justificamos la elección de Nova Escola a partir de los procedimientos esclarecidos por Foucault en su obra La orden del discurso (1996), a saber: los de exclusión, los internos y ...
En este artículo buscamos evidenciar elementos del análisis del discurso foucaultiano, considerando como objeto de investigación los castigos escolares a partir de los discursos de la Revista Nova Escola. ¿Qué discontinuidades nos señalan los enunciados emergentes en las Revistas acerca de las sanciones en la escuela? Justificamos la elección de Nova Escola a partir de los procedimientos esclarecidos por Foucault en su obra La orden del discurso (1996), a saber: los de exclusión, los internos y los de rarefacción. De acuerdo con las enunciaciones destacadas en el análisis, inferimos que los castigos impuestos a los alumnos se caracterizan no tanto como físicos, sino como castigos al "espíritu". Las sanciones corporales como el uso de la palmeta han sido reemplazadas por estrategias de corrección más sutiles, micropenalidades que actúan no solo sobre el cuerpo. Así, la discusión iniciada a través del castigo físico y continuada por los castigos del alma pone de manifiesto la comprensión foucaultiana de las relaciones de poder. ...
Contido em
REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


