Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSartori, Alice Stephanie Tapiapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:34:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2675-1909pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263124pt_BR
dc.description.abstractNesse artigo buscamos evidenciar elementos da análise do discurso foucaultiana, considerando como objeto de investigação os castigos escolares a partir dos discursos da Revista Nova Escola. Que descontinuidades os enunciados emergentes nas Revistas nos apontam acerca das punições na escola? Justificamos a escolha da Nova Escola a partir dos procedimentos elucidados por Foucault em sua obra A ordem do discurso (1996), a saber: os de exclusão, os internos e os de rarefação. De acordo com as enunciações destacadas na análise, inferimos que os castigos impostos aos alunos se caracterizam não mais como físicos, mas como castigos ao “espírito”. Punições corporais como a palmatória foram sendo substituídas por estratégias de correção mais sutis, micropenalidades que atuam não somente sobre o corpo. Assim, a discussão iniciada por vias do castigo físico e continuada pelos castigos da alma evidencia o entendimento foucaultiano de relações de poder.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we seek to highlight elements of Foucauldian discourse analysis, considering school punishments as an object of investigation based on the discourses of the Nova Escola Magazine. What discontinuities do the utterances emerging in the Magazines point to the punishments at school? We justify the choice of this magazine from the procedures elucidated by Foucault in his work The order of discourse (1996), namely: those of exclusion, internal and rarefaction. According to the punishments highlighted in the analysis, we infer that the punishments imposed on students are no longer characterized as physical, but as punishments to the “spirit”. Corporal punishments such as the use of the ferule were being replaced by more subtle correction strategies, micro-penalties that act not only on the body. Thus, the discussion initiated by means of physical punishment and continued by punishments of the soul evidences the Foucauldian understanding of power relations.en
dc.description.abstractEn este artículo buscamos evidenciar elementos del análisis del discurso foucaultiano, considerando como objeto de investigación los castigos escolares a partir de los discursos de la Revista Nova Escola. ¿Qué discontinuidades nos señalan los enunciados emergentes en las Revistas acerca de las sanciones en la escuela? Justificamos la elección de Nova Escola a partir de los procedimientos esclarecidos por Foucault en su obra La orden del discurso (1996), a saber: los de exclusión, los internos y los de rarefacción. De acuerdo con las enunciaciones destacadas en el análisis, inferimos que los castigos impuestos a los alumnos se caracterizan no tanto como físicos, sino como castigos al "espíritu". Las sanciones corporales como el uso de la palmeta han sido reemplazadas por estrategias de corrección más sutiles, micropenalidades que actúan no solo sobre el cuerpo. Así, la discusión iniciada a través del castigo físico y continuada por los castigos del alma pone de manifiesto la comprensión foucaultiana de las relaciones de poder.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura [recurso eletrônico]. Pará : Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), 2022. Vol. 18, n. 43 (2023), e2023019, 11 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSchool punishmentsen
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAnálisis del discursoes
dc.subjectCastigos escolareses
dc.titleUma análise do discurso foucaultiana sobre os castigos escolarespt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the foucauldian discourse on school punishments en
dc.title.alternativeUn análisis del discurso foucaultiano sobre los castigos escolares es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172621pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples