Comunicação organizacional : uma análise dos processos de comunicação do GAPA/RS
Visualizar/abrir
Data
2001Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa propõe-se a refletir os processos de comunicação organizacional, particularmente os relacionados com a realidade, identidade, comunicação e imagem, tendo como campo de pesquisa textos e matérias jornalísticas publicadas sobre a Organização Não-Governamental - ONG - Grupo de Apoio à Prevenção da Aids - GAPA/RS. Além disso, para entender o processo de construção das estratégias de comunicação organizacional, identificou-se, a partir da técnica de análise de conteúdo, as ações desenv ...
Esta pesquisa propõe-se a refletir os processos de comunicação organizacional, particularmente os relacionados com a realidade, identidade, comunicação e imagem, tendo como campo de pesquisa textos e matérias jornalísticas publicadas sobre a Organização Não-Governamental - ONG - Grupo de Apoio à Prevenção da Aids - GAPA/RS. Além disso, para entender o processo de construção das estratégias de comunicação organizacional, identificou-se, a partir da técnica de análise de conteúdo, as ações desenvolvidas pelo GAPA/RS. No desenvolvimento do trabalho são definidos os indicadores de realidade, identidade, comunicação e imagem extraídos através da análise de conteúdo. A coleta de dados foi feita a partir da seleção de matérias jornalísticas no Jornal Correio do Povo On Line (período de 1997 a 1999) e do recebimento de textos, enviados por meio eletrônico, do jornalista voluntário responsável pela Assessoria de Comunicação do GAPA/RS. Os resultados obtidos identificaram os elementos mais relevantes que são utilizados pelo GAPA/RS como estratégias de comunicação organizacional, vitais para a construção da imagem e necessários para estabelecer os relacionamentos com os seus públicos. A pesquisa fornece subsídios para o questionamento de qual é a imagem do GAPA/RS perante os seus públicos, tendo como mediador a imprensa. ...
Abstract
The objective of this work is to study organizational communication processes, particularly those related to reality, identity, communication and image. The field of researched was comprised of published texts and journalistic materials about the The Aids Prevention Support Group - GAPA/RS, which is a Non-Governmental Organization (NGO). In order to understand the process of construction of organizational communication strategies, the activities developed by GAPA/RS were identified, based on th ...
The objective of this work is to study organizational communication processes, particularly those related to reality, identity, communication and image. The field of researched was comprised of published texts and journalistic materials about the The Aids Prevention Support Group - GAPA/RS, which is a Non-Governmental Organization (NGO). In order to understand the process of construction of organizational communication strategies, the activities developed by GAPA/RS were identified, based on the technique of content analysis. During the development of this work, indicators of reality, identity, communication and image were defined. These indicators were extracted using content analysis. The data collection was based on selection of journalistic materials from the online journal Correio do Povo® (1977 to 1999) and the receipt of electronic texts by the voluntary journalist responsible for the GAPA/RS communications office. The results obtained identified the most relevant organizational communication strategies used by GAPA/RS, which are vital for the construction of the organization's image and establishment of public relations. The research provides clues to the issue of GAPA/RS's public image, as mediated by the press. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
Este item está licenciado na Creative Commons License