Profe, eu não quero resolver os teus problemas : Práticas pedagógicas de resolução de problemas matemáticos escolares
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma de ...
Este estudo, de cunho qualitativo, trata de uma análise documental, tendo como conjunto de materiais empíricos: diário de classe, produções escritas de crianças, registros fotográficos, caderno de campo e bloco de anotações, materiais produzidos durante o estágio de docência obrigatório que desenvolvi com uma turma de 5º ano em uma escola pública estadual. Guiada pela questão “Que aprendizagens inerentes à docência de uma pedagoga que ensina matemática podem ser identificadas a partir de uma descrição analítica de práticas pedagógicas centradas na reflexão e na busca de regularidades de operações matemáticas para turmas de 5º ano, com o apoio da teorização da Resolução de Problemas?”, analisei três propostas pedagógicas: 1) Jogo de memória da subtração, 2) Tabela pitagórica e seus questionamentos e 3) Dedução da regra de multiplicação por 10. As aprendizagens que identifiquei foram: 1) Dimensionar melhor o tempo das atividades, 2) Correção das atividades de modo coletivo e organizado, 3) Estruturar melhor as questões e os espaços para as respostas, 4) Trazer/produzir outros recursos didáticos que possibilitem manusear, agrupar e separar, dependendo do questionamento, 5) Planejar propostas pedagógicas com menos atividades, focando em um aspecto de estudo, 6) Organizar o quadro, sabendo que isso vai refletir na organização do caderno das crianças, 7) Abrir espaços para socialização de estratégias de cálculo mental das crianças, 8) Criar momentos de reflexão e de atividades individuais e 9) Melhorar a escrita do texto dos problemas propostos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License