Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchetinger, Maria Rosa Chitolinapt_BR
dc.contributor.authorBerté, Jessica Karinept_BR
dc.date.accessioned2023-07-22T03:41:11Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262575pt_BR
dc.description.abstractO trabalho docente, principalmente atuante com educação infantil, assume múltiplas responsabilidades que podem vir a comprometer a saúde e qualidade de vida. Entende-se que o exercício físico pode ser uma ferramenta essencial na recuperação, assim como na manutenção, destacando-se nesse sentido o treinamento funcional. Este estudo teve como objetivo, analisar a qualidade, estilo de vida e saúde dos professores de educação infantil de um município da região oeste de Santa Catarina e os efeitos provocados por um programa de treinamento funcional. Esta pesquisa caracterizou-se como quantitativa e quase-experimental. A amostra foi composta por 113 professores atuantes em Escolas de Educação Infantil pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Chapecó/SC. A investigação foi realizada em período de retorno e readequação do ensino presencial em tempo de pandemia. O estudo desenvolveu-se em três momentos: corte transversal da qualidade de vida, utilizando-se do Whoqol-bref, corte transversal do estilo de vida, por meio do Perfil do Estilo de Vida Individual – PEVI; experimento com programa orientado de treinamento funcional, com intervenção ocorrendo três vezes por semana, sessões de 60 minutos, durante 14 semanas, sendo analisados parâmetros de aptidão física, qualidade e estilo de vida. Os dados foram expressos como média ± desvio padrão (DP), utilizando-se dos testes de Shapiro-Wilk e Kolmogorov-Smirnov para avaliar a normalidade das variáveis, o Teste t de Student para dados paramétricos e Teste de postos com sinais de Wilcoxon para dados não paramétricos. O programa SPSS 15.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, EUA) foi utilizado e a significância estatística fixa-se em 5%. Os resultados mostraram que os professores estão classificados como regulares ou abaixo do esperado para uma QV satisfatória (menores que 70). Os domínios “físico” e “meio ambiente” podem impactar mais a QV tanto de forma positiva, quanto negativa, respectivamente. O EV apresentou-se como intermediário, sendo que o componente AF, foi tido como maior influente para esse achado. Contudo, índices positivos foram encontrados para o comportamento preventivo. O programa orientado de TF gerou melhoras estatisticamente significativas sobre a variável morfológica massa corporal total, assim como a variável hemodinâmica pressão arterial diastólica. Além disso, efeitos significantes foram obtidos sobre o estilo de vida total e o componente atividade física. Por fim, o presente estudo, instiga que mais pesquisas nesse sentido sejam realizadas, para ampliar a literatura atual e assim expandir o conhecimento e reconhecimento dos governantes e sociedade em geral sobre a importância dos docentes de educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe presented docent paper, mostly active with early childhood education, takes multiple responsabilities that can compromise health and quality of life. It’s possible to understand that exercises can be an essential tool to help the recovery, as well as the maintenance, standing out the functional training. This study aimed to analyze the quality, lifestyle and health of early childhood teachers in a city in the western of Santa Catarina and the effects caused by a functional training program. This research was characterized as quantitative and quasi-experimental. The sample was composed by 113 teachers currently working in Early Childhood Education Schools that belong to the City Educational System from Chapecó/SC. The investigation was conducted in the period of returning and readjustment to face-to-face teaching in a pandemic period. The study was developed in three separated moments: cross-section of quality of life, using the Whoqol-bref, cross-section of lifestyle using Individual Lifestyle Profile – PEVI; an experiment with guided functional training, with intervention occuring three times a week, 60 minutes sessions, during 14 weeks, being analyzed physical fitness parameters, quality of life and lifestyle. The data were expressed as mean ± standard deviation (DP), using the following tests Shapiro-Willk and Kolmogorov-Smirnov to evaluate the normality of the variables, the Student’s t Test for parametric data and Rank Test with Wilcoxon signals for non-parametric data. The program SPSS 15.0 (Statistical Package for Social Sciences, Chicago, EUA), was used and the statistical significance is set at 5%. The results showed that the teachers are classified as regulars or below expectations for a satisfactory QL (quality of life) (lower than 70). The “physical” and “environment” domains can impact more the QL (quality of life) in both positive and negative way. The lifestyle presented itself as intermediary, and the Physical Fitness component was the most influential for this discovery. Nevertheless, positive indices were found for preventive behavior. The Functional Training guided program generated statistically significant improvements on the morphological variable total body mass, as well as the hemodynamic variable diastolic blood pressure. Besides that, significant effects were obtained concerning the lifestyle and the Physical Activity component. Finally, the present study encourages further research in this direction to be carried out, to expand the current literature and thus expand the knowledge and recognition of government officials and society in general about the importance of early childhood education teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocentsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectDaycareen
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectPhysical exerciseen
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.titleA saúde dos professores de educação infantil de um município da região oeste de Santa Catarina : efeitos de um programa orientado de treinamento funcionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001173305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples