Das festas de classe às kizombas : a cultura e a construção das identidades negras em São João do Piauí (1920-2018)
Fecha
2022Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho analisa a relação entre as prática culturais e construção das identidades negras em São João do Piauí, tomando como objeto de estudo três processos distintos: a realização de festas dançantes pelos negros impedidos de frequentar as festas promovidas pelos brancos, entre 1920 e 1980; o processo de identificação da comunidade de Riacho dos Negros como comunidade remanescente de quilombo, entre 2007 e 2010; e a criação e consolidação do grupo Capoeira de Quilombo,de 2005 a 2018 ...
O presente trabalho analisa a relação entre as prática culturais e construção das identidades negras em São João do Piauí, tomando como objeto de estudo três processos distintos: a realização de festas dançantes pelos negros impedidos de frequentar as festas promovidas pelos brancos, entre 1920 e 1980; o processo de identificação da comunidade de Riacho dos Negros como comunidade remanescente de quilombo, entre 2007 e 2010; e a criação e consolidação do grupo Capoeira de Quilombo,de 2005 a 2018. Ao investigar estes três momentos distintos da história da cidade, mesmo reconhecendo que cada um deles representa um processo em si mesmo, não necessariamente implicando relações de causa e efeito com os demais, buscou-se perceber como os homens e mulheres negras sanjoanenses se valeram da cultura para construir identidades que serviram como resistência aos contextos de segregação e exclusão ao qual eram submetidos. Utilizamos fontes diversas para cada análise. Lancei mão de diversos depoimentos de história oral, de documentos referentes à história de Pompílio José da Silva e da União Operária Sanjoanense por ele criada, de documentos produzidos pelo INCRA durante a delimitação legal do quilombo de Riacho dos Negros e relatórios antropológicos elaborados pela empresa Zanetinni Arqueologia a respeito da Capoeira de Quilombo, do Batuque e dos Terreiros de São João do Piauí.Para dar conta da problematização de objetos tão plurais, adotei também um referencial teórico diversificado, com destaque para as noções de identidade, mais especificamente identidade étnica. Também lancei mão de estudos sobre comunidades tradicionais e as neocomunidades, sobre as educações escolar e social na formação da identidade racial dos jovens dos quilombos de São João do Piauí. Ao final do trabalho, chegou-se à conclusão que o cotidiano de intensa segregação racial vivenciado pelos negros em São João do Piauí contribuiu para a elaboração de alternativas de resistência fortemente fundamentadas na cultura, que, sobretudo nos processos mais recentes, foram influenciados por agentes externos mas que contaram com o protagonismo dos próprios negros e negras sanjoanenses que encontraram nos bailes “de segunda”, na ancestralidade quilombola associada à Ancelmo Rodrigues e nas práticas culturais como a capoeira e o batuque elementos de auto afirmação e valorização de suas identidades negras. ...
Abstract
The present work analyses the relationship between the cultural practices and formation of the Black identities in São João do Piauí city, taking as object of study three distinct processes: the realization of dancing parties by Black people closed off to participate in the parties promoted by White people, between 1920 and 1980; the process of the Community of Riacho dos Negros identification as remained community of quilombo, between 2007 and 2010; and the creation and consolidation of Capoei ...
The present work analyses the relationship between the cultural practices and formation of the Black identities in São João do Piauí city, taking as object of study three distinct processes: the realization of dancing parties by Black people closed off to participate in the parties promoted by White people, between 1920 and 1980; the process of the Community of Riacho dos Negros identification as remained community of quilombo, between 2007 and 2010; and the creation and consolidation of Capoeira de Quilombo group, from 2005 to 2018. When investigating these three diverse moments of the city history, even recognizing that each one represents a process itself, not necessarily implying cause-effect relationships with others, it was searched to realize how sanjoanenses Black men and women drew on the culture to compose Black identities who were resistance to the segregation and exclusion contexts which were submeted. We used diverse searches for each analysis. I used many testimonials of oral history, of documents regarding to the history of Pompílio José da Silva and União Operária Sanjoanense created by him, documents produced by INCRA during the legal delimitation of Riacho dos Negros quilombo and antropological reports elaborated by the company Zanetinni Arqueologia about Capoeira de Quilombo, Batuque musical manifestations and spaces of African-Brazilian religiousness practices of São João do Piauí. To solve the problematizations of these peculiar objects, I also adopted a diversified theoretical reference, with emphasis for the notions of identity, more specifically ethnical identity. I also used studies about traditional communities and the neocommunities, about school and social educations in the formation of racial identity of young people from the quilombos of São João do Piauí. At the end of the research, it was concluded that the daily of intense racial segregation experienced by Black people in São João do Piauí contributed to the elaboration of alternatives of resistance strongly based on the culture, which, mainly in more recent processes, they were influenced by external agents but they counted on the protagonism of sanjoanenses Black men and women who found in “on Monday” dances, in quilombola ancestrality associated to Ancelmo Rodrigues and cultural practices as the capoeira and the batuque, self-assertion and valorization elements of their Black identities. ...
Resumen
El presente trabajo analiza la relación entre las prácticas culturales y la construcción de las identidades negras en São João do Piauí, tomando como objeto de estudio tres procesos distintos: la realización de fiestas bailables por negros impedidos de asistir a fiestas promovidas por blancos, entre 1920 y 1980; el proceso de identificación de la comunidad de Riacho dos Negros como comunidad de quilombo, entre 2007 y 2010; y la creación y consolidación del grupo de Capoeira de Quilombo, de 2005 ...
El presente trabajo analiza la relación entre las prácticas culturales y la construcción de las identidades negras en São João do Piauí, tomando como objeto de estudio tres procesos distintos: la realización de fiestas bailables por negros impedidos de asistir a fiestas promovidas por blancos, entre 1920 y 1980; el proceso de identificación de la comunidad de Riacho dos Negros como comunidad de quilombo, entre 2007 y 2010; y la creación y consolidación del grupo de Capoeira de Quilombo, de 2005 a 2018. Al investigar estos tres momentos en la historia de la ciudad, incluso reconociendo que cada uno de ellos representa un proceso en sí mismo, no implicando necesariamente relaciones de causa y efecto con otros, se buscó comprender cómo hombres y mujeres negros sanjoanenses utilizaron la cultura para construir identidades negras que sirvieron como resistencia a los contextos de segregación y exclusión a los que fueron sometidos. Utilicé diferentes fuentes para cada análisis. Se trata de testimonios de historia oral, documentos referentes a la historia de Pompílio José da Silva y de la União Operária sanjoanenses creada por él, documentos producidos por el INCRA durante la delimitación legal del quilombo de Riacho dos Negros e informes antropológicos elaborados por la empresa Zanetinni Arqueología sobre Capoeira de Quilombo, de Batuque y de Terreiros de São João do Piauí. Para abordar la problematización de objetos tan plurales, también adopté un marco teórico diversificado, destacando las nociones de identidad, más específicamente la identidad étnica. También aproveché estudios sobre comunidades tradicionales y neocomunidades, sobre educación escolar y social en la formación de la identidad racial de los jóvenes de los quilombos de São João do Piauí. Al final del trabajo, se concluyó que el cotidiano de intensa segregación racial sufrida por los negros en São João do Piauí contribuyó para la elaboración de alternativas de resistencia fuertemente fundamentadas en la cultura, que, sobre todo en los procesos más recientes, fueron influenciadas por agentes externos, pero protagonizados por negros y negras sanjoanenses, que encontraron en las danzas “de segunda”, en la ascendencia quilombola asociada a Ancelmo Rodrigues y en prácticas culturales como la capoeira y el batuque, elementos de autoafirmación y valoración de sus identidades negras. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Colecciones
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