Que "qualidades" de um produto interferem na percepção de conforto? Conforto percebido de assentos de trabalho
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Data
2001Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa quanto à percepção da qualidade de seis modelos de assentos em situação real de uso no ambiente de trabalho. Foram levantados, na literatura, os atributos que configuram a qualidade de uma cadeira de trabalho. Os quatro atributos identificados (conforto, praticidade, segurança, e adaptabilidade) além do fator "estética" foram discutidos com os usuãrios e, após redefinição dos mesmos, eles foram utilizados para avaliação subjetiva de preferência de 6 assentos de ...
Este artigo descreve uma pesquisa quanto à percepção da qualidade de seis modelos de assentos em situação real de uso no ambiente de trabalho. Foram levantados, na literatura, os atributos que configuram a qualidade de uma cadeira de trabalho. Os quatro atributos identificados (conforto, praticidade, segurança, e adaptabilidade) além do fator "estética" foram discutidos com os usuãrios e, após redefinição dos mesmos, eles foram utilizados para avaliação subjetiva de preferência de 6 assentos de trabalho. Ficou evidente que os atributos não são claros e se confundem na avaliação da percepção do conforto pois, por exemplo, o fa tor estética se mistura com a percepção de "macio" definindo a primeira impressão obtida. ...
Abstract
This paper describes a research on how people perceive the comfort of six types of seats while using them in a real work situation. The attributes that configure the idea of a seat confort were established according to the reviewed literature. The concept of the four identified attributes (comfort, practicality, safety and adaptability) along with aesthetics were discussed with the research participants. Based on their understanding of each attribute, the six seats were then subjectively evalua ...
This paper describes a research on how people perceive the comfort of six types of seats while using them in a real work situation. The attributes that configure the idea of a seat confort were established according to the reviewed literature. The concept of the four identified attributes (comfort, practicality, safety and adaptability) along with aesthetics were discussed with the research participants. Based on their understanding of each attribute, the six seats were then subjectively evaluated. The results show that the attributes concepts were not very clear being confounded in the process of comfort evaluation. For instance, aesthetics is nested with "softness" seeming to interfere in the subject's first impression of a seat confort. ...
Contido em
Estudos em design = Design articles. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 9, n. 3 (set. 2001), p. 79-93
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