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dc.contributor.advisorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Lima dapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259418pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa se dedica a estudar a temática das olimpíadas de Matemática no Brasil, evento que tem afetado escolas de Educação Básica em todo território nacional e faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes e professores. A pergunta que orienta esta tese é: que possibilidades apresentam as olimpíadas de Matemática quando analisadas desde um ponto de vista educacional? Para construir respostas para essa questão, adota-se como material empírico 29 trabalhos publicados em diferentes edições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (por ser um espaço de legitimação e construção dos discursos que circulam na Educação Matemática) e o site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (por se tratar de um espaço de visibilidade para práticas vinculadas às olimpíadas). Adotando uma perspectiva de pesquisa pós-crítica, realiza-se uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana em enunciações extraídas do material empírico. Na escrita dessa tese, são utilizadas teorizações, conceitos e ideias desenvolvidas principalmente por Gilles Deleuze, Michel Foucault, Jorge Larrosa, Jan Masschelein e Maarten Simons. A partir das articulações realizadas entre o material empírico e os estudos efetuados em diversas obras dos autores citados, são construídas as ideias de estudante-egiptólogo e de exercit(ações)². Os estudos realizados possibilitam a afirmação da seguinte tese: as olimpíadas de Matemática funcionam como um dispositivo que coloca a Matemática sobre a mesa, gerando condições de possibilidade para que exercit(ações)², próprias de um estudante-egiptólogo, aconteçam.pt_BR
dc.description.abstractThis research is dedicated to studying the theme of the Mathematics Olympiads in Brazil, an event that has affected Basic Education schools throughout the national territory and is part of the academic life of many students and teachers. The question that guides this thesis is: what possibilities do the Mathematics Olympiads present when analyzed from an educational point of view? In order to build answers to this question, 29 papers published in different editions of the National Meetings of Mathematics Education are adopted as empirical material (as it is a space for legitimation and construction of the discourses that circulate in Mathematics Education) and the website of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (since it is a space of visibility for practices linked to the Olympics). Adopting perspective of postcritical research, a discourse analysis is performed from the Foucaultian perspective in enunciations extracted from the empirical material. In the writing of this thesis, theorizations, concepts and ideas developed mainly by Gilles Deleuze, Michel Foucault, Jorge Larrosa, Jan Masschelein and Maarten Simons are used. From the articulations carried out between the empirical material and the studies carried out in several works of the cited authors, the ideas of student-egyptologist and exercit(ações)² are constructed. The studies conducted make it possible to affirm the following thesis: the Mathematics Olympiads function as a device that puts Mathematics on the table, generating conditions of possibility for exercit(ações)², typical of a student-egyptologist, to happen.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExerciseen
dc.subjectOlímpiadas matematicaspt_BR
dc.subjectMathematics olympiaden
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOBMEPen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleEntre olimpíadas de Matemática e exercícios : exercit(ações)² de um estudante-egiptólogopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001170659pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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