Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Bárbara Martinspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259417pt_BR
dc.description.abstractOs herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que formam o acervo do Herbário IPA Dárdano de Andrade Lima para pesquisas no âmbito escolar, no de graduação e no de pós-graduação, bem como suas contribuições para o ensino de ciências, enquanto espaço de educação não-formal. Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Ancorou-se nos conceitos de coleções botânicas, herbário, educação ambiental e espaço de educação não-formal. A pesquisa tomou como base o livro de visitantes, no período compreendido entre março de 2012 e março de 2023, de onde foi possível fazer a coleta e a análise dos dados. Os resultados revelaram a presença significativa de discentes de graduação dos cursos de Farmácia, Biologia, Engenharia Florestal, seguidos de outros com menor quantitativo. Observou-se, também, uma maior frequência dos seguintes cursos de pós-graduação: Botânica, Biologia Vegetal e Engenharia Florestal, entre outros. Foram identificadas visitas e consultas técnicas internacionais, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra. Contou também com visitas de membros de outros herbários e de instituições congêneres, escolas, integrantes de órgãos governamentais e público em geral. Diante do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi fundamental a consulta ao acervo on-line hospedado na base de dados do INCTHerbário Virtual da Flora e do Fungo, no qual se obteve acesso às famílias botânicas existentes na coleção e informações essenciais, como nomes dos coletores e determinadores que mais se destacaram ao longo de suas oito décadas de existência. O tema mostrou-se fascinante e instigante, e não se esgota nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractHerbariums work as a didactic tool for researchers and the population in general, in order to know and recognize the flora of a region. This dissertation aimed to verify the importance of the collections that make up the Herbarium IPA Dárdano de Andrade Lima collection for research at school, undergraduate and graduate level, as well as their contributions to science teaching, as a space for non-formal education. It was a qualitative, bibliographical, documentary and field research. It was anchored in the concepts of botanical collections, herbarium, environmental education and non-formal education space. The research was based on the visitors' book, in the period between March 2012 and March 2023, from which it was possible to collect and analyze data. The results revealed a significant presence of undergraduate students from Pharmacy, Biology, Forestry Engineering courses, followed by others with a smaller number. There was also a higher frequency of the following graduate courses: Botany, Plant Biology and Forestry Engineering, among others. International visits and technical consultations were identified, with emphasis on Germany and England. It also had visits from members of other herbaria and similar institutions, schools, members of government agencies and the general public. In view of the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic, it was essential to consult the online collection hosted in the INCT-Virtual Herbarium of Flora and Fungus database, in which access was obtained to the botanical families existing in the collection and information essential items, such as the names of the most distinguished collectors and determiners over its eight decades of existence. The theme proved to be fascinating and thought-provoking, and it is not exhausted in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHerbariumsen
dc.subjectHerbáriopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectSpace for non-formal educationen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBotanical collectionsen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.titleO herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172248pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples