Espaço geográfico e espaço cibernético : uma interconexão complexa para ensinar Geografia
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Ensino de Geografia, investiga a interconexão entre o Espaço Cibernético e o Espaço Geográfico, assimilando nessa relação um conhecimento para ensinar Geografia. Desse modo, analisamos o Espaço Geográfico e o Espaço Cibernético como instâncias que se retroalimentam enquanto uma interconexão entre o todo e a parte, ou seja, um Holograma, e ques ...
Esta pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), na linha de pesquisa de Ensino de Geografia, investiga a interconexão entre o Espaço Cibernético e o Espaço Geográfico, assimilando nessa relação um conhecimento para ensinar Geografia. Desse modo, analisamos o Espaço Geográfico e o Espaço Cibernético como instâncias que se retroalimentam enquanto uma interconexão entre o todo e a parte, ou seja, um Holograma, e questionamos se os sujeitos professores de Geografia na Educação Básica estão ou não atentos a esse entendimento de que o Espaço Cibernético movimenta não apenas a vida social, mas, também, o próprio Espaço Geográfico globalizado. A partir deste postulado, examinamos o Espaço Cibernético como um potencial conceito de análise que propicia a construção do conhecimento pelo sujeito professor de Geografia com os sujeitos estudantes. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa está fundamentada pelo Paradigma da Complexidade, por meio de três princípios basilares: Hologramático, Recursivo e Dialógico. A metodologia investida possui natureza qualitativa, de caráter exploratório, em uma aproximação com a pesquisa-participante. A atribuição empírica da pesquisa empreendeu a técnica de entrevistas individuais e semi-padronizadas, com sujeitos professores de Geografia na Educação Básica, sendo interpretadas por análise de conteúdo. Também foi utilizada a técnica de análise documental do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Com o propósito de respondermos às inquietudes propostas, fundamentamos, como objetivo geral da pesquisa, investigar se o Espaço Cibernético pode ou não ser concebido como uma parte constitutiva de um todo que é o Espaço Geográfico, no ensino da Geografia. Como objetivos específicos, analisamos inicialmente se, para o ensino de Geografia, é pertinente ou não considerar o Espaço Cibernético como uma parte da totalidade do Espaço Geográfico para, em seguida, discutirmos se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possibilita ou não ao sujeito professor de Geografia construir conhecimento por meio da relação entre o Espaço Cibernético e o Espaço Geográfico, examinando se os sujeitos professores de Geografia na Educação Básica consideram ou não que o Espaço Cibernético é uma parte do Espaço Geográfico. Consideramos que ensinar Geografia demanda estar atento aos sistemas de objetos e sistemas de ações que envolvem a geografia do estudante e, em nossas experiências e pesquisas, temos percebido que o Espaço Cibernético parece fazer parte, atualmente, do Espaço vivido por esses sujeitos estudantes, por meio das culturas juvenis. ...
Abstract
This master's research, linked to the Graduate Program in Geography at the Federal University of Rio Grande Sul (UFRGS), in the Geography Teaching research line, investigates the interconnection between Cyberspace and Geographic Space, assimilating in this relationship a knowledge to teach Geography. In this way, we analyze geographic space and cybernetic space as instances that feed each other as an interconnection between the whole and the part, that is, a hologram, and we question whether or ...
This master's research, linked to the Graduate Program in Geography at the Federal University of Rio Grande Sul (UFRGS), in the Geography Teaching research line, investigates the interconnection between Cyberspace and Geographic Space, assimilating in this relationship a knowledge to teach Geography. In this way, we analyze geographic space and cybernetic space as instances that feed each other as an interconnection between the whole and the part, that is, a hologram, and we question whether or not Geography teachers in Basic Education are aware of this understanding of that O Espaço Cibernético moves not only social life, but also the globalized Geographic Space itself. From this postulate, we examine the Cyberspace as a potential concept of analysis that allows the construction of knowledge by the Geography teacher with the students. The research's theoretical-methodological approach is based on the Complexity Paradigm, through three basic principles: Hologramatic, Recursive and Dialogical. The investigated methodology has a qualitative nature, of an exploratory nature, in an approximation with participant research. The empirical attribution of the research undertook the technique of in-depth interviews, individuals and semi-standardized, with subject teachers of Geography in basic education, being interpreted by content analysis. The technique of document analysis of the text of the National Common Curricular Base (BNCC) of Elementary Education was also used. In order to respond to the proposed concerns, we base, as a general objective of the research, to investigate whether or not the Cybernetic Space can be conceived as a constitutive part of a whole that is the Geographical Space, in the teaching of Geography. As specific objectives, we initially analyze whether, for the teaching of Geography, it is pertinent or not to consider the Cybernetic Space as a part of the totality of the Geographic Space, and then we discuss whether the National Common Curricular Base (BNCC) allows or not the subject to Geography teacher build knowledge through the relationship between Cyberspace and Geographical Space, examining whether or not Geography teachers in basic education consider Cyberspace to be a part of Geographical Space. We believe that teaching Geography requires being aware of the systems of objects and systems of actions that involve the student's geography and, in our experiences and research, we realize that Cyberspace seems to be part, currently, of the space lived by these students, through the youth cultures. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Geografia (845)
Este item está licenciado na Creative Commons License