A educação ambiental crítica na formação inicial do professor de Química : um diagnóstico das universidades públicas do nordeste brasileiro
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: como as universidades públicas do nordeste brasileiro realizam a EA nos cursos de formação inicial do professor de química. Para alcançar a resposta a este problema de pesquisa, foi traçado como objetivo geral: analisar quais os conhecimentos propostos nas licenciaturas em ...
No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: como as universidades públicas do nordeste brasileiro realizam a EA nos cursos de formação inicial do professor de química. Para alcançar a resposta a este problema de pesquisa, foi traçado como objetivo geral: analisar quais os conhecimentos propostos nas licenciaturas em química, que pressupõem a ambientalização curricular, as compreensões e aprendizagens identificadas pelos discentes e docentes, relacionadas à problemática socioambiental, de dez universidades públicas do nordeste brasileiro. Como objetivos específicos, foram definidos: a) compreender quais conhecimentos pressupõem a ambientalização curricular dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciatura em química de dez universidades públicas do nordeste brasileiro; b) analisar quais compreensões e aprendizagens relacionadas à problemática socioambiental são identificadas pelos discentes e docentes. As construções e fundamentos teóricos que orientaram a pesquisa se filiam aos pressupostos epistemológicos da Teoria da Complexidade e Diálogo de Saberes; na pedagogia crítica de Paulo Freire; na corrente de pensamento político-pedagógico da Educação Ambiental Crítica – EAC; nas pesquisas sobre a ambientalização curricular do ensino superior; e na aprendizagem significativa crítica. A presente pesquisa classifica-se metodologicamente como de abordagem qualitativa, realizada através de procedimentos reflexivos, interpretativos, críticos e de construção de novos saberes e compreensões a partir do fenômeno estudado, caracterizada por ser do tipo descritiva e documental. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de análise documental (10 PPC’s) e aplicação de questionários eletrônicos aos docentes e discentes de dez cursos de licenciaturas em química de dez universidades públicas do nordeste brasileiro. Para análise dos dados, optou-se pela técnica de análise de conteúdo do tipo temática e uso dos Indicadores da Rede ACES para tratamento dos documentos, e análise textual discursiva para análise das respostas dos questionários. Para maior aprofundamento dos achados da pesquisa, foi utilizada a técnica da triangulação. Os resultados apontam um processo paulatino de ambientalização curricular no ensino superior, em relação ao currículo oficial (PPC’s). Alguns cursos mais avançados, outros mais incipientes, mas todos ainda estruturados numa proposta epistemológica disjuntiva do conhecimento, o que não se coaduna com a necessária visão complexa das múltiplas causas dos problemas socioambientais. A pesquisa aponta que o currículo real, revelado na voz dos docentes e discentes participantes, se aproximam das características da macrotendência crítica da EA, desvelando compreensões mais reflexivas e críticas das múltiplas causas da problemática socioambiental. Foi verificado que ainda há forte presença das características das macrotendências conservadoras e pragmáticas da EA. O que, de um lado, sinaliza o compromisso das universidades com a EA, mas de outro, aponta para a necessidade de se promover avanços na implementação da EAC na formação inicial do professor de química. Concluímos que a proposta político-pedagógica da EAC faz parte do currículo real das licenciaturas em química. Em contrapartida, o currículo oficial, apesar de sinalizar a previsão expressa da EA, não se coaduna com as características da macrotendência crítica. Consideramos que são muitas as questões implicadas entre o currículo oficial e o real praticado em sala de aula, que na presente pesquisa, desvelou ser o real, significativamente, mais ambientalizado que o oficial. Acreditamos que a formação inicial do professor de química deve enfatizar ainda mais a importância da EAC reflexiva, participativa e transformadora, como componente integrador do currículo, estimulando a colaboração entre todos os atores envolvidos no processo educativo (entre professores; entre professores e alunos; e entre os alunos). ...
Abstract
In the scenario of multiple political-pedagogical trends in Environmental Education - EE, uncertainties and weaknesses caused by the speed of events and indicators of the severity of the socio-environmental crisis, we question: how do public universities in northeastern Brazil carry out EE in initial teacher training courses of chemistry. In order to reach the answer to this research problem, the general objective was: to analyze what knowledge is proposed in chemistry degrees, which presuppose ...
In the scenario of multiple political-pedagogical trends in Environmental Education - EE, uncertainties and weaknesses caused by the speed of events and indicators of the severity of the socio-environmental crisis, we question: how do public universities in northeastern Brazil carry out EE in initial teacher training courses of chemistry. In order to reach the answer to this research problem, the general objective was: to analyze what knowledge is proposed in chemistry degrees, which presuppose curricular environmentalization, the understandings and learning identified by students and professors, related to socio-environmental problems, from ten universities public services in northeastern Brazil. As specific objectives, the following were defined: a) to understand what knowledge presupposes the curricular environmentalization of the Course Pedagogical Projects (PPC) for the degree in chemistry at ten public universities in northeastern Brazil; b) analyze which understandings and learning related to socio-environmental issues are identified by students and teachers. The constructions and theoretical foundations that guided the research are affiliated with the epistemological assumptions of Complexity Theory and Dialogue of Knowledge; in Paulo Freire's critical pedagogy; in the current of political-pedagogical thought of Critical Environmental Education - EAC; in research on the curricular environmentalization of higher education; and in critical meaningful learning. This research is methodologically classified as a qualitative approach, carried out through reflective, interpretive, critical procedures and the construction of new knowledge and understandings from the studied phenomenon, characterized by being descriptive and documental. For data collection, the technique of document analysis (10 PPC's) and the application of electronic questionnaires to teachers and students of ten undergraduate courses in chemistry at ten public universities in northeastern Brazil were used. For data analysis, we opted for the thematic content analysis technique and the use of ACES Network Indicators for document treatment, and discursive textual analysis for analysis of questionnaire responses. For a deeper understanding of the research findings, the triangulation technique was used. The results point to a gradual process of curricular environmentalization in higher education, in relation to the official curriculum (PPC's). Some more advanced courses, others more incipient, but all still structured in a disjunctive epistemological proposal of knowledge, which is not consistent with the necessary complex view of the multiple causes of socio-environmental problems. The research points out that the real curriculum, revealed in the voice of the participating professors and students, is close to the characteristics of the critical macrotrend of EE, revealing more reflective and critical understandings of the multiple causes of the socio-environmental problem. It was verified that there is still a strong presence of the characteristics of the conservative and pragmatic macro trends of EA. Which, on the one hand, signals the commitment of universities to EE, but on the other, points to the need to promote advances in the implementation of EAC in the initial training of chemistry teachers. We conclude that the political-pedagogical proposal of the EAC is part of the real curriculum of the degrees in chemistry. On the other hand, the official curriculum, despite signaling the express prediction of EE, is not consistent with the characteristics of the critical macrotrend. We consider that there are many issues involved between the official curriculum and the real one practiced in the classroom, which in the present research revealed to be the real one, significantly, more environmentalized than the official one. We believe that the initial training of chemistry teachers should emphasize even more the importance of reflective, participative and transforming EAC, as an integrating component of the curriculum, stimulating collaboration between all actors involved in the educational process (between teachers; between teachers and students; and among students). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2563)
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