Educação em saúde em um serviço de emergência de alta complexidade : qualificação da transferência de cuidados para leitos de retaguarda do SUS
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2023Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado segundo algumas diretrizes: a descentralização dos serviços, o atendimento integral, a universalidade de acesso, a equidade e a participação da comunidade. O usuário procura um serviço de saúde esperando que sua demanda seja atendida e resolvida. A alta complexidade sempre acolhe o usuário, porém quando sua demanda é de baixa ou média complexidade, pode ser necessário realizar a transferência do seu cuidado, garantindo a ele toda assistênc ...
Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado segundo algumas diretrizes: a descentralização dos serviços, o atendimento integral, a universalidade de acesso, a equidade e a participação da comunidade. O usuário procura um serviço de saúde esperando que sua demanda seja atendida e resolvida. A alta complexidade sempre acolhe o usuário, porém quando sua demanda é de baixa ou média complexidade, pode ser necessário realizar a transferência do seu cuidado, garantindo a ele toda assistência necessária dentro da sua complexidade de cuidado. Levando-se em consideração a ideia que se pretende desenvolver neste trabalho, entende-se que o princípio da equidade atende a proposta. Objetivo: Construção de um material educativo impresso, folder, e vídeo informativo para qualificar a transferência de cuidados dos usuários de um serviço de emergência de alta complexidade para leitos de retaguarda de baixa e média complexidade do SUS. Metodologia: Esta pesquisa possui duas etapas: a primeira delas é a construção do material educativo e a segunda é a avaliação e validação do material construído. O estudo é realizado com 35 participantes como projeto piloto a ser desenvolvido na emergência de um hospital público universitário do sul do Brasil. São utilizados dois tipos de instrumento de coleta de dados: o primeiro, um questionário semiestruturado específico para avaliar o grau de conhecimento do paciente e/ou seu cuidador após o desenvolvimento da atividade educativa (vídeo e folder), o segundo, um instrumento com variáveis sociodemográficas e referentes ao perfil clínico destes participantes, através de pesquisa em prontuário eletrônico. Resultados: Na primeira etapa, foi realizada a avaliação do material educativo através de questionário semiestruturado com 7 (sete) perguntas e teve como resultado uma mediana de resposta 2 (1-2) pontos, demonstrando em sua maioria concordância com os aspectos educativos e informativos dos materiais desenvolvidos. Na segunda etapa do estudo, os participantes incluídos foram: 57,1% homens, 91,4% brancos, 54.3% possuíam até 9 anos de estudo, 57,1% não possuíam companheiro(a) e 65,7% eram procedentes da capital do Estado. A mediana de idade foi de 64 anos. Em relação ao perfil clínico, 25,7% foram internados por doenças do aparelho geniturinário, seguido de doenças do aparelho circulatório 20% e respiratório 14,3%. Com relação ao destino, 54,3% foram transferidos para a rede de retaguarda hospitalar, sendo que destes 20% encaminhados ao programa melhor em casa. ...
Abstract
Introduction: The Brazilian Unified Health System (SUS) is structured according to certain guidelines: decentralization of services, comprehensive care, universal access, equity, and community participation. The person seeks a health service hoping that their demand will be received and resolved. High complexity care always welcomes the user, but when their case is of low or medium complexity, it may be necessary to transfer them, guaranteeing them the necessary assistance in their respective c ...
Introduction: The Brazilian Unified Health System (SUS) is structured according to certain guidelines: decentralization of services, comprehensive care, universal access, equity, and community participation. The person seeks a health service hoping that their demand will be received and resolved. High complexity care always welcomes the user, but when their case is of low or medium complexity, it may be necessary to transfer them, guaranteeing them the necessary assistance in their respective complexity of care. Considering the idea to be developed in this research, it is concluded that the principle of equity contemplates the proposal. Objective: Construction of printed educational material and informative video to qualify the transfer of users from a high complexity emergency service to low and medium complexity patient rooms. Methodology: This research has two stages: the first one is the construction of the educational material and the second one is the evaluation and validation of the elaborated material. The study has 35 participants as a pilot project to be developed in the emergency room of a public university hospital in southern Brazil. This research uses two types of data collection instrument: a specific semi-structured questionnaire to assess the level of knowledge of the patient and his/her caregiver after the development of the educational activity (video and folder); and an instrument with sociodemographic variables related to the clinical profile of these participants, obtained by researching electronic medical records. Results: In the first stage of the research, the educational material was evaluated through a semi-structured questionnaire with 7 (seven) questions and resulted in an average response of 2 (1-2) points, demonstrating, for the most part, compliance with the educational aspects and information about the materials developed in the research. In the next stage of the study, the participants included were: 57.1% men, 91.4% white, 54.3% had up to 9 years of study, 57.1% had no partner and 65.7% were from the state capital. The average age was 64 years (IIQ). Regarding the clinical profile, 25.7% were hospitalized for diseases of the genitourinary system, followed by diseases of the circulatory system (20%) and, finally, respiratory system (14.3%). Regarding the destination, 54.3% were transferred to the hospital back-up sector, with 20% of these being referred to the Melhor em Casa program. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Collections
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Health Sciences (9127)Health Education (135)
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