Delinquência juvenil : preditores e variáveis associadas à manifestação do comportamento antissocial
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investigou variáveis contextuais e pessoais presentes na vida de adolescentes em conflito com a lei, a partir de três estudos empíricos: o primeiro estudo apresenta um perfil dos adolescentes que cumpriam medida em regime fechado na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE); o segundo investigou variáveis preditoras do comportamento antissocial, a partir dos dados de 142 adolescentes em conflito com a lei e 691 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre, RS; e o terceiro estud ...
Esta tese investigou variáveis contextuais e pessoais presentes na vida de adolescentes em conflito com a lei, a partir de três estudos empíricos: o primeiro estudo apresenta um perfil dos adolescentes que cumpriam medida em regime fechado na Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE); o segundo investigou variáveis preditoras do comportamento antissocial, a partir dos dados de 142 adolescentes em conflito com a lei e 691 estudantes de escolas públicas de Porto Alegre, RS; e o terceiro estudo, de caráter longitudinal, avaliou as diferentes trajetórias seguidas pelos participantes após a internação na FASE. Os resultados revelaram a presença de fatores de risco nos contextos de inserção dos jovens autores de ato infracional, tais como violência intra e extrafamiliar, uso de drogas e exposição a eventos estressores. Apesar de todas as variáveis investigadas terem apresentado correlação significativa com o comportamento antissocial, apenas as variáveis grupo (escolares versus conflito com a lei), eventos estressores, sexo e uso de drogas mostraram-se como preditores, explicando 66,5% do comportamento avaliado. Quanto às trajetórias, observou-se níveis mais elevados em relação à autoestima no grupo de jovens reinseridos socialmente, enquanto o grupo de reincidentes apresentou níveis mais altos de uso de drogas. Destaca-se que novos estudos, bem como intervenções com essa população, devem enfocar variáveis tanto individuais quanto ambientais. ...
Abstract
This thesis investigated personal and contextual variables in the lives of adolescents in conflict with the law, based on three empirical studies: the first study presents the profile of adolescents taking a socio-educative measure deprived of freedom in the Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE); the second one investigated predictors of antisocial behavior, based on data obtained from 142 adolescents in conflict with the law and 691 students attending public schools in Porto Alegre, RS ...
This thesis investigated personal and contextual variables in the lives of adolescents in conflict with the law, based on three empirical studies: the first study presents the profile of adolescents taking a socio-educative measure deprived of freedom in the Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE); the second one investigated predictors of antisocial behavior, based on data obtained from 142 adolescents in conflict with the law and 691 students attending public schools in Porto Alegre, RS; finally the third study, longitudinal, evaluated the different paths followed by the participants after they left FASE. The results showed the presence of risk factors in the context of adolescent offenders, such as intra and extra-familial violence, drug use and exposure to stressful events. Despite the fact that all the variables investigated showed a significant correlation with antisocial behavior, only variables such as group (students versus conflict with the law), stressful events, sex and drug use were identified as predictors, explaining 66.5% of the rated behavior. Regarding trajectories, we observed higher levels in self-esteem within the group of youths which have been reintegrated socially, while the group of recidivists reached higher levels of drug use. It is emphasized that further studies and interventions with this population should focus on both individual and environmental variables. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7437)Psicologia (690)
Este item está licenciado na Creative Commons License