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dc.contributor.advisorLisboa, Wladimir Barretopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Kuhn dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:57:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258373pt_BR
dc.description.abstractThomas Hobbes é mais conhecido por sua obra política, mas era um filósofo completo, tendo desenvolvido, por exemplo, uma teoria das paixões que influenciou suas concepções políticas. Na primeira parte desta monografia está caracterizada a teoria das paixões de Hobbes, ressaltando o desejo de potência como paixão fundante e como proteção do movimento vital. Além disso, estabelece-se a teoria das paixões de Hobbes como independente da teoria aristotélica apresentada na Retórica, contrariamente ao afirmado por Leo Strauss, na obra The Political Philosophy of Hobbes. As teorias de ambos estão assentadas em fundamentos bem diferentes, não havendo, por exemplo, em Aristóteles, uma paixão fundante. A segunda parte do texto tem como objetivo identificar as relações entre a teoria hobbesiana das paixões e sua concepção de política. A obra política de Hobbes parece possuir como razão a busca e a manutenção da paz. É nesse contexto que são tratadas as leis de natureza e que elas são relacionadas com o desejo de potência e com o direito de natureza. Por fim, a teoria do poder de Hobbes é caracterizada a partir de seus fundamentos: o reconhecimento da potência de um indivíduo pelo outro e o nascimento do poder (potestas) a partir dessa relação.pt_BR
dc.description.abstractThomas Hobbes is best known by his political work, but he was a complete philosopher, developing, for example, a theory of emotions that influenced his political conceptions. In the first part of this monography it’s characterized Hobbes’s theory of emotions, emphasizing the desire for power (potentia) as the foundational emotion and as the vital motions’ main protection. Besides that, it’s established the independence of Hobbes’s theory of emotions in relation to the aristotelic theory, contrarily to the asserted by Strauss in The Political Philosophy of Hobbes. The theories are settled in different bases, there is no foundational emotion in Aristotle’s theory, for instance. The second part of the text aims the identification of the relations between Hobbes’s theory of emotion and his political conception. Hobbes’s political work seems to have the pursuit and the maintenance of peace as its reason. In this context the laws of nature are discussed and related to the desire for power (potentia) and to the right of nature. At last, Hobbes’s power theory is characterized out of its foundations: the recognition of an individual’s power (potentia) by other and the birth of power (potestas) from this relation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectemotions, ,en
dc.subjectFilosofia políticapt_BR
dc.subjectPoweren
dc.subjectHobbes, Thomas, 1588-1679pt_BR
dc.subjectLaws of natureen
dc.subjectDesire for poweren
dc.titleAs paixões e a política em Hobbes : um estudo sobre o poderpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000872280pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Jurídicas e Sociaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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