Avaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cena
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Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográ ...
O Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade. ...
Abstract
The Youth on Stage, a program for human rights education and promotion of youth participation, is presented and evaluated. For this study, a quasi-experimental longitudinal design was used. Participants were 72 adolescents aged 12 to 18 years, from the metropolitan region of Porto Alegre, divided into two groups: Adolescents who participated in the program (G1) and adolescents who did not (G2). The impact of the program was evaluated using the following questionnaires: socio-demographic survey, ...
The Youth on Stage, a program for human rights education and promotion of youth participation, is presented and evaluated. For this study, a quasi-experimental longitudinal design was used. Participants were 72 adolescents aged 12 to 18 years, from the metropolitan region of Porto Alegre, divided into two groups: Adolescents who participated in the program (G1) and adolescents who did not (G2). The impact of the program was evaluated using the following questionnaires: socio-demographic survey, knowledge of rights, experiences of youth participation and in the program, and an inventory of human rights. Process evaluation was performed with the use of the ecological engagement approach and a field diary. Findings indicate that after five months from the first assessment, the G1 gained more knowledge regarding the rights of participation in the family. Qualitative results showed that the program promoted protagonist actions and the recognition of adolescents (G1) as community representatives. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7478)Psicologia (695)
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