Efeitos do treinamento em solução de problemas na modificação do tempo conceitual
Visualizar/abrir
Data
1981Tipo
Resumo
O objetivo básico desta pesquisa foi verificar os efeitos do Treinamento em Solução de Problemas na mudança do tempo conceitual de indivíduos impulsivos. A amostra se compôs de 40 sujeitos impulsivos, (avaliados através do MFF - Matching Familiar Figures) de 5ª e 6ª série de uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 20 do Grupo de Controle e 20 do Grupo Experimental. O experimento desenvolveu-se em 16 encontros, num total de 8 semanas. Os resultados evidenciaram uma mudança s ...
O objetivo básico desta pesquisa foi verificar os efeitos do Treinamento em Solução de Problemas na mudança do tempo conceitual de indivíduos impulsivos. A amostra se compôs de 40 sujeitos impulsivos, (avaliados através do MFF - Matching Familiar Figures) de 5ª e 6ª série de uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 20 do Grupo de Controle e 20 do Grupo Experimental. O experimento desenvolveu-se em 16 encontros, num total de 8 semanas. Os resultados evidenciaram uma mudança significativa no tempo conceitual do Grupo Experimental, isto é, indivíduos que apresentavam características impulsivas tornaram-se reflexivos, enquanto que no Grupo de Controle não foi evidenciada modificação no tempo conceitual, mantendo os indivíduos deste Grupo, suas características impulsivas. Conclui-se que o treinamento através de solução de problemas é eficiente para provocar mudança de comportamento em indivíduos impulsivos, tornando-os reflexivos. ...
Abstract
The main objective of this research study was to examine the effects of a Problem Solution Training Program on the changing of the conceptual time of impulsive students. The sample included 40 impulsive fifth and sixth graders of a school in the inland area of the state of RS. Impulsiveness was measured by the MFFT (Matching Familiar Figures Test). Twenty among these students constituted the Control Group and the other twenty the Experimental Group. The experiment was developed through sixteen ...
The main objective of this research study was to examine the effects of a Problem Solution Training Program on the changing of the conceptual time of impulsive students. The sample included 40 impulsive fifth and sixth graders of a school in the inland area of the state of RS. Impulsiveness was measured by the MFFT (Matching Familiar Figures Test). Twenty among these students constituted the Control Group and the other twenty the Experimental Group. The experiment was developed through sixteen meetings during a period of eight weeks. The results showed a significant change on the conceptual time of Experimental Group. That is, students that initially demonstrated impulsive characteristics became reflexive after treatment, whereas changes on the conceptual time of the Control Group were not detected. In other words, students from this group maintained their impulsive characteristics. The conclusion was that the Problem Solution Training Program was efficient to change the students impulsive behaviors into refIexive ones. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (maio/ago. 1981), p. 29-40
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)
Este item está licenciado na Creative Commons License