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dc.contributor.authorHerrlein, Maria Bernadette Petersenpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-17T03:32:49Zpt_BR
dc.date.issued1981pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258268pt_BR
dc.description.abstractO objetivo básico desta pesquisa foi verificar os efeitos do Treinamento em Solução de Problemas na mudança do tempo conceitual de indivíduos impulsivos. A amostra se compôs de 40 sujeitos impulsivos, (avaliados através do MFF - Matching Familiar Figures) de 5ª e 6ª série de uma escola do interior do Estado do Rio Grande do Sul, sendo 20 do Grupo de Controle e 20 do Grupo Experimental. O experimento desenvolveu-se em 16 encontros, num total de 8 semanas. Os resultados evidenciaram uma mudança significativa no tempo conceitual do Grupo Experimental, isto é, indivíduos que apresentavam características impulsivas tornaram-se reflexivos, enquanto que no Grupo de Controle não foi evidenciada modificação no tempo conceitual, mantendo os indivíduos deste Grupo, suas características impulsivas. Conclui-se que o treinamento através de solução de problemas é eficiente para provocar mudança de comportamento em indivíduos impulsivos, tornando-os reflexivos.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research study was to examine the effects of a Problem Solution Training Program on the changing of the conceptual time of impulsive students. The sample included 40 impulsive fifth and sixth graders of a school in the inland area of the state of RS. Impulsiveness was measured by the MFFT (Matching Familiar Figures Test). Twenty among these students constituted the Control Group and the other twenty the Experimental Group. The experiment was developed through sixteen meetings during a period of eight weeks. The results showed a significant change on the conceptual time of Experimental Group. That is, students that initially demonstrated impulsive characteristics became reflexive after treatment, whereas changes on the conceptual time of the Control Group were not detected. In other words, students from this group maintained their impulsive characteristics. The conclusion was that the Problem Solution Training Program was efficient to change the students impulsive behaviors into refIexive ones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (maio/ago. 1981), p. 29-40pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectSolução de conflitospt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento em solução de problemas na modificação do tempo conceitualpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065512pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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